Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PÃO SEM GLUTEN

Oi meninas!

Hoje vim mostar pra vocês o meu pão sem gluten! (meu porque eu comprei, viu? não fui eu quem fiz não!!haha!).

Bom... mas o que é o GLUTEN?
O glúten é uma proteína encontrada em alimentos como trigo, aveia, centeio e cevada, além de estar no malte de cereais – esses alimentos fazem parte da composição de massas, pães, biscoitos, bolos, tortas, pizzas, molhos e temperos, de bebidas como cerveja e whisky, entre outros muito comuns na dieta diária.

 Para algumas pessoas, os chamados celíacos  (portadores da Doença Celíaca), a ingestão dessa proteína é prejudicial à saúde, causando reações alérgicas. Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida e os sintomas mais comuns são diarréia crônica, distensão abdominal, vômitos, baixo peso, baixa estatura, falta de apetite, apatia, anemia e desnutrição.

Mas quem não é celíaco (que é o meu caso), também pode se beneficir da dieta sem glúten.

AS VANTAGENS DE UMA ALIMENTAÇÃO SEM GLUTEN (Fonte: Mundo Verde)


Não é só o celíaco que se beneficia ao não ingerir produtos que contenham glúten. Pesquisas sugerem que a ingestão frequente de grandes quantidades da proteína por pessoas hipersensíveis afeta a função normal do cérebro e pode causar sintomas imunológicos e intestinais.

Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, explica que esses sintomas, quando não são imediatos, podem se manifestar até quatro dias depois da ingestão do alimento, e de maneira crônica.

– Os mais comuns relacionados ao glúten são constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, bruxismo, dermatite, acne, além de alterações de humor, ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Por se manifestarem de um a quatro dias após a ingestão do alimento, torna-se difícil para a maioria relacionar qual alimento ocasionou o sintoma – conta ela. – Por isso há a necessidade de reparar e se possível anotar como nosso corpo responde após a ingestão dos alimentos.

No caso do glúten, um grande número de pessoas observa que os sintomas são atenuados e até desaparecem com a retirada do alimento alergênico.

Daí a proposta de uma dieta sem glúten para pessoas que não são celíacas, para verificar se a exclusão do glúten da alimentação proporciona melhoria nos sinais e sintomas apresentados.

– Vale lembrar que não é uma dieta com a finalidade de perda de peso, mas que o mesmo pode acontecer devido ao melhor funcionamento do organismo sem a exposição ao alimento alergênico – esclarece a nutricionista.

Durante a semana, eu procuro não ingerir alimentos que contenham gluten, mas no fim de semana dou uma liberada.Este pão sem glúten é uma delícia, uma das grandes vantagens, é que com apenas 1 fatia (que é pequenininha), eu fico saciada até a hora da próxima refeição.







Comparando o tamanho a uma fatia de pão integral normal, ele é mais ou menos a metade.Mas como ele  é bem massudinho, "compacto",dá uma super sensação de saciedade, com apenas 1 fatia.Ele é vendido congelado, e deve-se mantê-lo no congelador, e aquecer apenas as fatias que for consumir, na hora.Eu aqueço uns 30 segundos no microondas.Esse pão da foto, é o pão integral sem gluten. Mas há muitas opções (todas deliciosas): pão de aipim, de cenoura, de abóbora, de batata...

Eu costumo comer o meu pãozinho de manhã com 1 fiozinho de azeite, fica uma delícia! (esse hábito eu adquiri recentemente, substituindo a manteiga, margarina e afins).


Abaixo, a tabelinha com a informação nutricional:


Costumo comprar na Casa Santa Luzia, paguei R$6,70.
Você também pode encontrálo nas lojas Mundo Verde, se tiver a fim de pagar o DOBRO do preço, pelo mesmíssimo pão: R$ 12,00!!!!!!! (POXA, MUNDO VERDE, O DOBRO É SACANAGEM, HEIN???)
 
Enquanto eu escrevia aqui pra vocês, a senhorita MEL (uma das minhas gatinhas),subiu na mesa e comeu os farelinhos do meu pão !! E pela cara dela, acho que ela aprovou, olha só:
 
 
É isso aí, meninas, se alguma de vocês experimentar, me contem o que acharam!
 
Bjos,
 
Dany

4 comentários:

  1. Azeite no pão? Caramba, essa é nova.. Vou ver como fica, mas confesso que não me deu nenhum pouco de água na boca! Hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. hahahah!! fica gostoso, Fairy, juro!!
    Fica muuuuito mais gostoso num bom pão italiano...num restaurante gostoso e acompanhado de um bom vinho...mas assim,só de vez em quando, né??
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito chique para mim, ainda continuo fã de hot dog.. hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Chique nada, Fairy!!rsrsrs
    Abre um vinho e toma com o maridão em casa mesmo, sua boba!!hihi
    Bjos!

    ResponderExcluir