Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

sábado, 5 de março de 2011

Benefícios do PÓLEN na dieta

Oi Gente!

Ultimamente tenho consumido PÓLEN batido na vitamina com leite, banana e aveia. Além de ser uma delícia (tem um gostinho parecido com o mel, só que um pouco mais acentuado),ele é um alimento muito saudável e cheio propriedades nutricionais.Ele vem em forma de uns grãozinhos, eu tenho usado batido, mas também fica gostoso se polvilhado sobre frutas (mamão papaia, banana), ou no iogurte.

                                                   

PÓLEN é uma das matérias primas utilizadas pelas abelhas para o fabricação do mel, e para alimentar as novas gerações de abelhas.

Possui uma grande quantidade de proteína (cerca de 35%) na sua composição,sendo portanto, um ótimo complemento para quem segue uma alimentação vegetariana. Contém ainda uma grande variedade de aminoácidos, entre os quais se destacam: Triptofano, Metionina, Histidina, Leutina, Isoleudna, Treonina, Fanilalanina; contém igualmente Acido glutâmico, Arginina, Cistína, Lisína, etc.


PÓLEN possui ainda uma apreciável quantidade de carboidratos (cerca de 40%), entre eles a lactose.
Contém também quantidade considerável de rutina, que confere ao pólen uma das mais preciosas virtudes, o combate à fragilidade capilar. A rutina reforça a parede dos vasos sanguíneos, e é incorporada em suplementos alimentares e produtos farmacêuticos destinados ao tratamento da fragilidade vascular.

O PÓLEN é bastante rico em vitaminas tendo na sua constituição betacaroteno (provitamina A), e a maior parte das vitaminas do complexo B (B1, B2, B5 ou PP, B6, etc…) e as vitaminas C, D, E e P.


Encontram-se ainda no pólen fermentos, que ajudam na digestão dos açúcares, atuando sobre a utilização dos fosfatos pelo organismo; do mesmo modo, o pólen contém ainda substâncias hormonais, em que algumas são fatores de crescimento e outras estimulantes endócrinos.


Uma das principais qualidades do pólen é a sua contribuição na estabilização do equilíbrio nervoso. É recomendado para a astenia, os neurastenia, depressão e esgotamento, fadiga nervosa e intelectual.

O pólen atua no sentido da estabilização do equilíbrio e da harmonia. Assim, pode ser utilizado, ao mesmo tempo, para auxiliar o emagrecimento e no tratamento da obesidade; este fato deve-se, sem dúvida, à sua influência sobre o sistema glandular.


Esta ação harmonizadora nota-se igualmente na regularização das funções intestinais; o pólen atua de uma forma tão eficaz em relação à prisão de ventre, como em casos de diarreia. Graças à sua atividade bacteriostática (especialmente em presença do colibacilo), o pólen é ainda um protector da flora intestinal.


O pólen é também um elemento protetor, que se opõe ao desenvolvimento de certas variedades microbianas. Estimula as funções gástricas (com efeitos favoráveis sobre o apetite, a digestão e as evacuações). Contribui para a regeneração do sangue, especialmente no aumento da taxa de hemoglobina; assim, pode utilizar-se o pólen com bons resultados em casos de anemia, enfraquecimento e excesso de fadiga.

 DOSES RECOMENDADAS:

Como dose diária um adulto pode tomar 2 colheres de sopa por dia, uma criança poderá tomar 2 colheres de café ou sobremesa por dia. Esta dose pode ser aumentada para o dobro, caso seja necessário.


Um dos atrativos do pólen, é que é um suplemento relativamente barato e que acaba por ser bom para o equilíbrio do organismo. Por isso não custa nada de vez em quando tomar um frasquinho de pólen, é um bom preventivo. Se não encontrar em lojas perto de si, procure por um apicultor ou uma associação de apicultores.


Atenção: o pólen tem pouca resistência à umidade, por isso deve ser conservado num frasco de boca larga hermético.



Olha que bonitinho a abelha colhendo o pólen!! :)



Muitos benefícios, né? Incorporem o PÓLEN às suas dietas!

Beijocas!

FONTE: http://neturalmente.com/

3 comentários:

  1. Oi Dany,obrigada por postar sobre o pólen,kkk,tõ curiosa pra achar esse treco e experimentar=]
    Bjux!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, nem sabia que era tão bom. Vou experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Yumi e Deimonos,

    Experimentem que é uma delícia!
    Até minha mãe e meu pai já aderiram..hihi!
    Acredito que vocês encontrem em lojas de produtos naturais, ou até mesmo no Mundo Verde...

    Bjocas!

    ResponderExcluir