Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Treino para "SECAR" x treino para "CRESCER



Gentchy!! 

Tudo bão??

Tenho recebido vários e-mails e comentários aqui no Blog, com a seguinte dúvida:

"qual o treino pra CRESCER e qual o treino pra DEFINIR?"

Eu sempre bato na mesma tecla: 
Gentchy, o que vai fazer a diferença nesse processo, é a DIETA!!



O que vai fazer a diferença aí, na conquista dos nossos objetivos, nada mais é do que a DIETA adequada!



"Crescer x Definir"


Qual e o melhor treino para crescer? E para definir?


Músculo não sabe contar...
 O que o professor espera ao lhe dar uma planilha é que ela seja suficiente para lhe causar fadiga - falência total - da musculatura que está sendo trabalhada, pois é essa fadiga que é o estímulo primordial para que o músculo de desenvolva. Se não há fadiga, não há motivo pela qual o músculo tenha que se adaptar, porque a priori, apesar de exercitado, o fato de não levá-lo ao limite faz com que o organismo não sofra o mesmo "dano" metabólico e estrutural que o obrigue a se remodelar de forma a sofrer menos interferência na sessão seguinte de treinamento. O músculo cresce e fica mais forte devido à capacidade do organismo de "perceber" que foi levado até a fadiga completa, mensagem que é interpretada da seguinte forma: vou me modificar para que possa suportar este nível de fadiga e ainda deixar um potencial de reserva - assim como todas as outras funções do corpo.
Meninas é simples! Primeiro que para ‘definir’ você precisa ter o que definir, segundo que para crescer você precisa ter todos os fatores básicos e essenciais trabalhando a teu favor, tais como: Treino consistente, dieta bem elaborada (alimentos sólidos e suplementação) e repouso, a tríade mais famosa em dicas e discussões que permeiam esse tema. Não existe um treino para crescer e um para definir, isso é um mito, e eu acredito que isso tem fundamento em uma coisa bem obvia, porém que passa despercebida muitas vezes: Periodização da DIETA!

Dieta ?
Siiim. Sua massa muscular se desenvolve ‘definida’, ’ fibrada’, ‘ cortada’ etc... O que impede que  você ( ou eu) veja tais detalhes é a gordura corporal subcutânea. E para ‘limpar’ essa banha só existe um caminho, dieta!
Então a pergunta é respondida de forma clara e objetiva.  Ocorre que quando você esta em uma dieta para ‘ganho de peso’ (hipercalórica) você consome um número maior de calorias, e isso faz com que teu corpo trabalhe com uma potencia maior, tua variável de força vai ‘lá em cima’, logo você consegue treinar com uma carga maior, automaticamente, trabalhando com menos repetições, não conseguirá estender muito o tempo do treino, isso aliado a dieta hipercalórica, fará com que você tenha um déficit calórico positivo, vocês lembram-se daquela regrinha básica, ‘Para crescer preciso consumir mais caloria do que gasto’?
De outro modo quando você esta em uma dieta de ‘cutting’ ou ‘definição’ (seja lá qual for o termo que vocês usem) é natural que tua variável de força ‘caia’, sendo assim, você irá treinar com uma carga menor do que a habitual, podendo explorar um maior número de repetições e automaticamente aumentando teu gasto calórico, logo aqui também volta àquela regrinha básica: ‘Consumindo menos calorias do que o necessário, e trabalhando em uma intensidade maior, você irá ‘perder peso’’ Pois estará em um déficit calórico negativo!
Daí nasceu o mito ‘ 4x10’ para crescer e ‘3x15’ para definir.
O acompanhamento profissional  é necessário seja lá qual for o objetivo, para que o ‘espetáculo principal’ não se torne em uma ‘tragédia’ , pois a individualidade de cada uma deve de ser respeitada, para que na fase de ganho de peso, esse não seja em sua grande parte em forma de gordura, e na fase de ‘definir’ o peso perdido não seja na forma de massa magra!

Meninas lembrem-se engordar e uma coisa e ganhar massa magra é outra, e definir não é definhar!


É isso gatchéenhas...

Beijocasss

62 comentários:

  1. Adorei Dany!!! vc leu meus pensamentos e minhas dúvidas e escreveu o post pra mim haha
    bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe!!
      que bom que gostou, Camilinha!
      Bjocas!

      Excluir
  2. Parece que tu adivinhou o que eu precisava!hahahahaha!eu estava indo pra acdemia com essa questão na cabeça e abri o meu face antes e vi o teu link!super amei!obrigada linda:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Veio em boa hora então, hein Ju?? :)
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Mto esclarecedor Dany, tinha muita duvida sobre isso, esse post me ajudou bastante. Obrigada...

    Bjussss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post....quero secar tbm.....ai to loka pra ver os post da Rezocaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaka, loguinho a Rezoca vem falar aqui!! :)
      Bjim!

      Excluir
  5. Arrasou no post mana!! Quero só ver a coluna da Rezoca!! kkkkkkkkkkkkk ta mto chic mesmo!! <3 beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mana lindona!!
      Loosho, né?? kkk
      Saudadinha, Bjoca!

      Excluir
  6. Demorou pra eu entender isso, olha.
    Vejo muita gente nos grupos iludidas (com aquele sorriso de canto de boca) dizendo que vão começar uma dieta bulking, quando na verdade vai aumentar pouca coisa a quantidade de CARB BOM da dieta e não ficar um pouco mais liberada da dieta como imaginam. Isso é engraçado hehe
    Tenho aprendido com relação aso treinos tb...sempre é mesma coisa, musculação não tem essa farofa toda que a gente imagina, mas é isso aí danyzinha, vivendo, aprendendo e treinando.
    beijocona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Aninha..
      Acho que é uma dúvida geral isso, né?
      Aprendi bastante com este post, agora acho que tá bem explicadinho, né?
      Informação é sempre bem vinda!!
      Bjo minha linda!!!

      Excluir
  7. Oi Dany, mandei email para o Manoel na semana passada e ele não respondeu até agora, perguntando como funciona a assessoria... dá um toque nele por mim po favoooor? kkkk

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Muito lega!
    O brooooog ta ficando um looosho msm!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Tava falando sobre isso hoje!!! Mt esclarecedor. Obrigada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, legal né??
      Também aprendi muito aqui!!
      Bjos, minha querida!!

      Excluir
  10. Menina chic é outra coisa!! Lembra da tirinha que te mandei?! haha
    Ainda mais com as novidades que estão por vir, nossa, um looosho!
    Mas você merece, só eu sei o trabalho que vc tem pra estar sempre em dia com as postagens, tomar cuidado com a repetição de temas, sempre buscando coisas novas, muuuuito trabalho!!
    E o Manoel sempre arrasando!! Quero a Rê como minha colunista também , ORA BOLAS! HAHAHAH
    Beijos, gachenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahah
      morri com a tirinha, Tata!
      é, amiga, num é fácil não... mas faço esse cantinho aqui com o maior carinho, tentando achar um tempinho no meu dia pra me dedicar aqui!! <3
      Rezoca tá muito POP, viu Tata??hehehe
      Bjos, amoreca

      Excluir
    2. Tata é p falar do que no seu blog ?? vai q me interesso ??
      kkkk
      beijocas

      Excluir
  11. maravilhoso danyzinha arrazou tu o manoel a rezoca e todos bjo bjos

    ResponderExcluir
  12. Meninas fiquem ligadas nas próximas dicas, beijo para todas vocês, em especial pra Danyca e Rezoca!

    ResponderExcluir
  13. Dany, adoorei, eu agradeço em nome de todas as pessoas que aprendem cada dia mais com você. Deve dar um trabalho danado pedir para pessoas como o Manoel Júnior escreverem assim para tirar dúvidas que sao nossas e nao suas. Muito obrigada linda, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooo Betinha!
      Muito obrigada, minha linda!
      Super beijo pra você!

      Excluir
  14. Adorei o post, sempre tive dúvidas sobre quantas repetições e séries fazer.

    ResponderExcluir
  15. Olá,Busquei algumas informações aqui no seu blog e gostei muito.Através disso gostaria de pedir ajuda para meu caso,pois tenho 35 anos malho já faz um tempo,e já fui em quase todos os nutricionistas de Brasília até então não tive prazer de realmente me encontrar na dieta.Compro muitos suplementos e as vezes não tomo ou quando tomo,os faço de maneira desordenada.Gostaria muito de sua ajuda para que eu pudesse encontrar prazer novamente em meu treino, e esperança para conquistar um bumbum durinho e pernas definidas,que é o meu sonho.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, muito obrigada!
      Olha, o ideal é mesmo vc ter orientaçãpo de um profissional.. aqui no blog eu falo da minha experiência, do que funciona pra mim, dou dicas...de uma olhada nos posts mais antigos, tem bastante coisa sobre treino, dieta e suplementação!!
      Mas não tem segredo, viu??
      é sempre a mesma combinação: dieta + treino + disciplina.. seguindo isso, não tem erro, você chegará aos seus objetivos!! :)
      Beijocas!

      Excluir
  16. Dany florzinha, falando em dieta, qntos dias low carb vc faz?? consome carbs no almoço ou só proteina + gorduras boas??

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe!
      Não tenho uma regra fixa, não...
      No geral, tenho consumido carbos na primeira refeição do dia, e no pré treino...
      No almoço, quase sempre tenho usado proteína + carbo dos vegetais + gordura (azeite).
      Bjinhos!

      Excluir
  17. Oiiii Dany,
    Adoreeei o post... como faço pra receber consultoria do Manoel tbm ?? Ele eh muito bom !
    Um beijoo ♥

    ResponderExcluir
  18. Dany Castro, vou te falar uma coisa para você..... (kkkk) praticamente celebrytyyyyyyy !
    ai meu Deus, coluna pública agora... pior Biel que vai querer também em breve... você vai ver !

    é isso aí... vc disse tudo ! idem for all
    Manoel vc é the best !
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah
      REZOCA é POP!!
      Fala pro Biel que ele será o próximo colunista!!
      hahahaha
      LOVE U REZOCA!
      Bjim

      Excluir
  19. Dany, adorei o post! Finalmente alguém conseguiu explicar essa dúvida eterna! rs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Dani, tudo bem ? Adorei seu post, aliás, adoro o blog! Como faço para receber consultoria do Manoel? Beijoos.

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Se eu ainda não passei por aqui para deixar um convite, deixo agora ;)
    Ta rolando o primeiro sorteio do blog Cute, se você tiver um tempinho e interesse, da uma passadinha lá...

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br/2012/04/1-sorteio-do-cute.html

    Obrigada, beijinhus Flor!!!

    ResponderExcluir
  22. Amei a explicação! super fácil de entender e ao mesmo tempo bem detalhada! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ola. Adorei as dicas. Estou te seguindo.

    Passa no meu cantinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, obrigada!!
      Passarei sim!
      Bjocas!

      Excluir
  24. "músculo não sabe contar", minha prof sempre me fala isso! quero aumentar os pesos que nem uma louca, mas as vezes ela não deixa e só aumenta a repetição e me diz essa frase.
    Aumentando a repetição o músculo entende que o estimulo é maior mesmo que a carga permaneça a mesma. Tenho que colocar isso na cabeça hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe
      às vezes á difícil mudarmos nossos conceitos, né Re??
      :)
      Bjinhos!!

      Excluir
  25. Manoel Junior acho que não é a alimentação que muda tudo... Acho que é o que nós queremos... Se quero secar mudo minha alimentação e mudo meu treino... Se quero crescer mudo minha alimentação e meu treino... No decorrer do tempo vou ajustando minha alimentação... Se decidir secar minha série é uma só... mas minha alimentação pode sofre uns ajustes para que eu consiga treinar adequadamente e continuar perdendo peso, porém não mudarei minha série... Se estiver perdendo muito peso aumento um pouco a alimentação ou se não tiver tendo tando resultado aumento a atividade física ou diminuo a alimentação... Ou seja treino e alimentação têm que ser compatível com o nosso desejo... Se estou franco com alimentação restritiva e for fazer pouca repetições o meu peso vai cair e irei fadigar o músculo do mesmo jeito... Poso está errado... Mas alimentação influencia todos os meus resultado, porém o treino certo para cada objetivo é interessante para o resultado... As vezes o treino pesado com alimentação restritiva tem que ser feito para não perder massa múscular... Mas eu acho que entendi o que você quis falar com o post... E realmente tem uma relação estrita entre alimentação e treino...

    ResponderExcluir
  26. Meninas, meu comentário não tem nada a ver com esse post, mas sim com um mais antiguinho o de tênis com solado flat, lembram? bom, eu super fiquei querendo a minha botinha quando li o post, mas cheguei tarde pois quando fui garantir a minha as leitoras do blog já tinham acabado com o estoque hahaha mas eu não desisti e fiquei sempre em busca da botinha perfeita, eis que hoje eu achei e já comprei =D então vim aqui dar a dica caso tenha alguma leitora esperando a sua assim como eu, comprei a minha no brands club, está com promoção de vários tênis da everlast até segunda feira. A minha é modelo "tênis ring".
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri!! Obrigada pela dica!!
      Vou dar uma olhada nessas botinhas!!
      :)
      Beijocas!

      Excluir
  27. Dany,

    Conhece alguém que teve lesão do ligamento cruzado posterior?
    Tenho sentido umas dores na parte de trás do joelho que, às vezes, vai p os lados/frente do joelho, indo até o início do pé!
    Fui ao médico, fiz raio x e ultra e nada foi diagnosticado. Tõ tomando um remédio e fazendo fisio e nada acontece!
    Comecei a procurar no google esse tipo de dor e chegeu a esse nome feio:lesão do ligamento cruzado posterior.

    Tô morrendo de medo, doida p mudar meu corpo e agora isso. Desculpa, tô usando seu blog p desabafos próprios, mas vc que já treina há algum tempo, talvez conheça alguém que já tenha passado por isso. Meu medo é ter que operar.
    Tô trabalhando normalmente, não sinto muita coisa ao andar, mas quando dobro o joelho o desconforto volta.
    Quero ser mais uma sarada, mas tem sido muito difícil...

    Obrigada!
    Bjos
    Giselle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gi!!
      Eita, menina, que chato hein?
      Não, eu não conheço ninguém que teve lesão no joelho...
      Mas segura a onda nos treinos, até vc melhorar, porque se vc sobrecarregar seus joelhos agora, aí sim pode complicar mais as coisas, né?
      Tente ouvir uma opinião de outro médico!
      Bjocas, e melhoras!

      Excluir
  28. Oi!
    Achei bem legal seu blog =_)
    Vc é muito bonita e esforçada a bessa. Sua família tb é fofa, principalmente seus bichanos que eu amo, tenho 4.
    Eu to começando a malhar, tem 1 mês. Nunca fiz a coisa séria mas parece que desta vez estou seguindo certo... MAs continuo nao gostando da coisa, enfim... mas como quero (e preciso) perder apenas uns 35 kilos néahmmm... tenho que me esforçar. Dessa vez não apenas com dietas e caminhadas, e sim com DIETA, CAMINHADA, DANÇA, VOLEY, BADMINTOWN e a bendita MALHAÇÃO. Do meus dias, a única coisa chata mesmo é malhar, porque do resto eu adoro, fico horas praticando....
    Eh isso.. espero daqui a uns 5 meses estar com um corpo pelo menos firme, porque musculos em 5 meses é querer demais neh...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!
      Muito obrigada, obrigada por seguir!
      Ah, gatinhos são tudo de bom, né?? :)
      Ahh, voce tá no caminho certo!! Quantas atividades, hein?
      A idéia é fazer o que te dá prazer, não precisa se jogar na musculação se você não curte... Ainda mais se o seu objetivo inicial é perder peso!
      Continue nas atividades que te dão prazer, e quando chegar ao peso que vc considera ideal, se esforce um tiquinho pra fazer musculação, porque os resultados são MUITO bons.. no começo é chato mesmo, mas depois que vc começa a ver resultados, não quer mais parar, acredite!! :)
      Beijão, e boa sorte!

      Excluir
  29. eu preciso secar, sou grande demais para os lados, depois vamos var no q vai dar né.

    by:meiri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meiri,
      Força na peruca que você consegue!!
      Beijocas!

      Excluir
  30. boaa noitee, estou nessa fase de querer definir, rs e seu blog me ajudou muito! adorei as postagens, vou continuar acompanhando, super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais,
      Muito obrigada, minha linda!!
      Beijocas!

      Excluir
  31. Oiee Danyy...
    Esse post ta muito bom!
    Ameei...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa lindinha!!
      Muito obrigada!
      Bjocas!

      Excluir