Dany Castro

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Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MELATONINA

Oi Gentchy!!

Outro dia postei no instagram uma fotinho da minha caseina e da minha melatonina, duplinha que me acompanha todas as noites.


E surgiram algumas perguntinhas sobre a MELATONINA.

Vicia?
É remédio?
Faz mal?
Cura insônia?

Abaixo, um pequeno texto, mais técnico, sobre a melatonina, extraído do site www.melatonina.com.br.
E logo abaixo falo sobre a minha experiência.



Melatonina é um suplemento natural para ser usado à noite. Conforme nossos olhos registram o cair da noite, a glândula pineal (localizada no centro do cérebro) inicia a produção de melatonina para auxiliar o nosso organismo a regular o ciclo do sono (ciclo circadiano). Estudos sugerem que uma pequena suplementação de melatonina nos ajuda a melhorar a qualidade do sono e facilita a adaptação ao “jet-lag” (mudança de fuso horário em viagens intercontinentais). Conforme envelhecemos, a quantidade de melatonina produzida pelo nosso organismo vai decrescendo. Cientistas acreditam que esta é a causa principal das pessoas idosas dormirem mal.

A melatonina não é considerada uma medicação porque é produzida no próprio corpo, está mais para suplemento alimentar, tal como são as vitaminas. A melatonina por ser natural não possui efeitos colaterais nem induz a dependência, além de não perder a eficácia ao longo do uso.

Podemos dizer que essa é a melhor alternativa para um bom grupo de pacientes com insônia. Como sonífero, a melatonina funciona ainda melhor do que os sedativos sintéticos, como os barbitúricos e as benzodiazepinas. Para os iniciantes: a melatonina é eficaz em pequenas doses e não produz efeitos colaterais. Além disso, o hormônio preserva a arquitetura natural do sono, inclusive o tempo e a duração das fases de sonho caracterizadas pelo movimento rápido do olho (a fase REM – rapid eye movement).

Qualquer pessoa, de qualquer idade, que sofra de insônia pode se beneficiar da melatonina. O hormônio é especialmente adequado aos idosos. Essas pessoas têm dificuldade de ter uma boa noite de sono porque a glândula pineal 
reduziu a produção de melatonina.

Você não precisa ser um insone inveterado para se beneficiar da melatonina. Para pessoas que dorme bem, mas nem sempre o sono é como deveria, o hormônio pode estimular o sono mais profundo e mais restaurador. No dia seguinte, você se sentirá muito mais descansado.

Os suplementos de melatonina facilitam o sono aumentando as concentrações sangüíneas do hormônio dos níveis diurnos de 10 picogramas por mililitros para os níveis noturnos de 100 picogramas por mililitros. A dose do suplemento necessária para obter esse aumento varia de uma pessoa para outra. Doses “normais” variam de 0,3 a 6,0 miligramas, embora, alguns casos resistentes de insônia tenham exigido até 20 miligramas. Ainda assim, sua melhor opção é começar de baixo – digamos, de 1 a 3 miligramas – e ir aumentando a dose aos poucos, até chegar ao nível mais adequado.

O tipo de insônia determina a duração do tratamento com melatonina para a produção do máximo efeito. Por exemplo, se você tiver dificuldade de pegar no sono, mas não de dormir, tome regularmente meia hora antes de se deitar. Se pega no sono facilmente, mas tem sono leve ou costuma acordar de madrugada (entre 2 e 5 da manhã) e não consegue pegar no sono de novo, talvez consiga melhores resultados se tomar melatonina de ação prolongada ao deitar-se.

Algumas pessoas têm os dois tipos de insônia. Se você for uma delas, talvez seja bom experimentar uma combinação de suplementos de melatonina regulares e de ação prolongada.

Quando começar a tomar melatonina, você talvez se sinta um pouco desorientado ou confuso nas primeiras horas após acordar. Essa sensação deve desaparecer após algumas noites de uso do hormônio. Se persistir, é provável que tenha que diminuir a dose.




Minha experiência:

Bom... eu nunca tive problemas em dormir...
Mas meu grande problema, é que não consigo dormir o número de horas suficiente para que eu me sinta descansada. Isso é um grande problema, porque além de passar o dia inteiro com sono, isso faz com que eu não tenha uma recuperação adequada dos treinos.
E como sabemos, os resultados são provenientes da seguinte equação:

TREINO + DIETA + DESCANSO = RESULTADOS

Se tenho 15, 30 minutos durante o dia, consigo FÁCIL dar uma cochiladinha.
E durmo profundamente... até sonho..rsrs
À noite, não levo 10 minutos para pegar no sono.
Mas acabo acordando à noite algumas vezes.E durmo logo em seguida.

Então, comecei a usar a melatonina, não porque tenho insônia, ou dificuldade em dormir.
Mas sim para ver se conseguia ter um sono de melhor qualidade, mais restaurador, dormindo menos do que precisaria.Durante a semana raramente consigo dormir mais de 5 horas, 5 horas e meia.

E não é que funcionou?
Tenho tomado há uns 2 meses, continuamente. E realmente faz sim diferença.
Acordo mais descansada, mais disposta.
Antes eu tinha um certo receio de tomar, e não conseguir acordar, ficar "lesada" o dia todo. Mas isso não aconteceu. Muito pelo contrário. Acordo mais disposta mesmo!

Enfim. Converse com seu nutricionista ou endocrinologista a respeito de suplementar com a Melatonina.
Pra mim funcionou super bem!


bora dormir gostoso!!! zzzzzzzzzz


Fonte: www.melatonina.com.br


Beijos, boa semana pra vocês!!


12 comentários:

  1. OI, Dany. Eu to fazendo uso da Melatonina e do GABA. O GABA dependendo do fabricante preciso reduzir a dosagem pois me da dor de cabeça. A melatonina usei um tempo e tenho espaçado o uso. Mas ainda acordo durante a madrugada.

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    1. o GABA nunca usei!! por enquanto a melatonina está funcionando bem, espero que assim continue!! rs
      beijos!

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    2. você deve tentar melatonina 3mg "Optimum" me ajuda a dormir. Eu uso os 3mg e eu gosto da marca. você pode encontrá-lo aqui http://www.mundodavitamina.com.br/products/melatonina-3-mg-100-capsulas

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  2. Respostas
    1. Camis, eu ganhei.. mas tem à venda em sites de suplementos:
      www.xtremenutrition.com.br
      tem cupom de desconto aqui no blog, basta digitar o codigo!
      bjos!

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  3. Dany , o meu grande problema e a caseína ! Quando a tomo antes de deitar , nao consigo dormir ! Da até suador acredita ? Aconteceu com meu marido só nos primeiros dias , agora comigo , tive que cortar mesmo!! Bjim

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    1. Nossa, Lo!! Que coisa esquisita!! Porque será que tá acontecendo isso??
      Eu só fico com vontade de fazer xixi, acordo de madrugada...rsrs
      Bjos!

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  4. Oi Dani!
    Eu uso melatonina há uns 6 meses e é um suplemento do qual eu não abro não. Foi um dos responsáveis por eu me livrar de uma vez por toda dos remédios faixa preta que eu tomava. Claro que o efeito não é imediato, mas, com o tempo, a qualidade do meu sono melhorou muito.
    Ah, e caseína não pode faltar também rs.
    Beijos!

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    1. Ana, muito bom ,é??
      E melhor ainda pelo fato de não ser um medicamento e não trazer dependência!!
      :)
      Bjos lindona!

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  5. Quem toma Termogênico pode tomar também melatonina?

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  6. tambem estou usando e super recomendo :)
    comprei aqui:
    www.suplementosrp.com.br

    fui super bem atendida , entrega rápida ** satisfeita **

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  7. também estou usando e super recomendo :)
    comprei aqui
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    entrega rápida , cliente satisfeita :3

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