Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

domingo, 13 de janeiro de 2013

SUPLEMENTOS e ATIVOS EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA


Oi gentchy!!







Conforme prometido, aqui está o post sobre SUPLEMENTOS e ATIVOS EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA, que escrevi com o auxílio da minha TOP nutricionista Priscila Di Ciero!
Aqui neste link, o post na íntegra, no site da Nutri.
Claro que não falamos de todos aqui, mas acredito que os mais importantes estão aqui neste post.
O texto sobre cada suplemento é da Pri, e em vermelho, as MINHAS observações, sobre o que eu uso, as marcas que EU uso, etc.
Lembrando:

SEMPRE CONSULTE UM NUTRICIONISTA ANTES DE INICIAR A SUA DIETA E, PRINCIPALMENTE, A SUPLEMENTAÇÃO!
Este profissional é quem vai definir o melhor suplemento para cada caso, assim como suas dosagens! E se realmente terá necessidade de consumir. Não é porque é vendido livremente que não tem seus riscos à saúde, ok?


Nutri FÉCHOM COLÉCHOM, a palavra é suaaaa!! huhauha




Whey Protein Concentrado
 É a mais barata e a mais tradicional forma de whey, rica em aminoácidos essenciais e de cadeira ramificada, que permite a liberação dos componentes bioativos que são responsáveis pela aceleração do anabolismo e
recuperação muscular. A concentração de whey protein varia de 30 a 90% dependendo da forma como foi extraído e do produto, sendo o restante carboidrato (principalmente lactose) e gordura. Para quem sofre de intolerância a lactose, não é a indicada, e a absorção não é tão rápida quando as demais. Muitas vezes prescrevo nos intervalos das refeições, e não antes e após treinos. Mas isso é bastante individual,.Seu Nutricionista esportivo saberá o que fazer no seu caso.


Whey Protein Isolado (WPI):
A proteína isolada do soro do leite, tem sido usada eficientemente no aumento do tamanho da musculatura e na força, após treino de resistência, ajudando a recuperação após exercício.
Comparado com outros suplementos regulares de proteína, a WPI é mais efetiva em aumentar a síntese de proteína devido a sua cinética de absorção e perfil de aminoácidos, que é rico em BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) que é muito importante para a síntese protéica nas horas imediatamente após a ingestão.

Whey Protein Hidrolisado
A proteína hidrolisada do soro do leite fornece aminoácidos importantes, sob forma de di- e tri-peptídeos, que são mais rapidamente absorvidos do que proteínas intactas, como as do próprio leite, por exemplo. Trabalhos mostram que essa proteína alcança uma concentração plasmática de insulina 28% maior, quando comparada com ingestão de proteína intacta. Lembrando que a insulina é um hormônio liberado pelo pâncreas que possui efeito anabólico, que contribui pra o ganho massa muscular associado com pratica de atividade contra resistência, especialmente no pós-exercício. Porém, alguns trabalhos mostram que essa hiperinsulinemia é mais permissiva ao ganho de massa muscular do que propriamente estimulatória, sendo o perfil de aminoácidos no sangue o efeito mais poderoso para se alcançar tal objetivo.E o que poucos livros de nutrição esportiva relatam é que a ingestão acelerada da proteína hidrolisada  e/ou suplementos de aminoácidos resulta em uma menor eficiência do sistema esplânico (ue abrange baço, intestino, fígado, pâncreas, etc) em sequestrar esses aminoácidos, deixando-os mais disponíveis para a musculatura. O sistema esplânico contribui com 20 à 35% do turnover de proteínas de todo o corpo. Portanto, dizer que aminoácido é aminoácido, independente da maneira como ela é administrada e do tipo, é mentira.
Em relação à síntese de glicogênio muscular, trabalhos mostram que a ingestão de whey protein hidrolisado melhora a eficiência do carboidrato (ambos ingeridos juntos) após a prática esportiva, melhorando muito a recuperação do esportista ou atleta.

Eu uso Whey Concentrada e Isolada. A isolada que mais gosto, é a ISO-WHEY, da Dymatize, sabor Vanilla. É saborosa, dissolve bem, e fica ótima em receitas. (uso no creme de abacate, no mingau, panquecas, etc. Tento usar a Isolada nos dias de carbo mais baixo. A Hidrolisada é TOP, mas é meeega cara. Ui. As Concentradas que tenho usado: no pós treino, a da TWINLAB Chocolate Surge (muito gostosinha, não é muito doce, tem gosto de chocolate meio amargo, e fica DELICIOSA no creme de abacate e no pudim de whey).Nas receitinhas em geral, gosto de usar as da CHOCORITE (tenho nos sabores vanilla, chocolate, peanut butter e capuccino. A capuccino faz o MELHOR mingau de whey!!)Descobri a CHOCORITE no www.iherb.com (próximo post será um tutorial de como fazer suas comprinhas por lá).
Em breve a CHOCORITE estárá disponível na Xtreme Nutrition, com exclusividade no Brasil!



CASEÍNA:
A caseína é uma proteina de leite de mais lenta absorção, e é uma proteína conhecida como uma proteína que ajuda demais na saciedade. É uma ótima fonte de arginina, também conhecida como o aminoácido precursor da liberação natural do hormônio do crescimento (GH).
É a forma de proteína mais rica em cálcio, mineral altamente associado com melhora do potencial em queima de gordura corporal. E ajuda mais no ganho de massa muscular do que a proteína de soja, conforme alguns trabalhos. Muito prescrita para intervalos de refeições e antes de dormir. Ela ajuda bastante a dar saciedade, já que quando misturada em água, forma um gel espesso, o que "enche" o estômago e controle a fome.

Uso caseína antes de dormir, e eventualmente em substitução a alguma refeição. Muitas pessoas reclamam do sabor da caseína, na verdade não conheço muitas, mas a minha eu acho uma delícia, que é a OPTIMUM sabor Banana Cream.



MEAL REPLEACEMENT:
Os chamados MEAL REPLEACEMENT ou substitutos de refeição, para quem treina, são compostos de carboidratos, proteinas ("blend") e gorduras. Alguns combinam o TCM, que é o triglicerideo de cadeia media, presente no óleo de coco, em que alguns trabalhos mostram beneficios em ajudar o corpo a dar uma secada, mas pode aumentar o colesterol ruim. É conveniente para pessoas que não tem tempo pra se alimentar, e pode substituir uma ou mais refeições. Muitas vezes são ricos em proteínas, o que dá uma segurada na fome e compulsão alimentar. O custo aqui no Brasil é bem alto, por isso, vale a pena conversar com seu Nutri se realmente vale a pena incluir na dieta.

Dos Meal Repleacement, todos que experimentei, gostei do sabor. o THE BEST: MUSCLE MILK LIGHT, de banana... o MELHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOR de todos, muito delícia.Lean Body de Vanilla, muito saboroso também. PRO V 60 de morango,super gostoso, e Myofusion já usei nos sabores Vanilla, Chocolate, Chocolate Peanut Butter, Morango e Banana. Todos são gostosinhos. E ficam bons também em receitas.


BCAA - Leucina, Isoleucina e valina:
Quanto aos BCAAs (sigla em inglês para aminoácidos de cadeia ramificada – leucina, isoleucina e valina), dentre as muitas funções corporais, são aminoácidos conhecidos por serem fontes de energia muscular, e servem como precursores para a síntese de glutamina e alanina. A isoleucina e a valina estão relacionadas com a produção de energia durante o exercício.
A leucina tem um papel de ativação no crescimento muscular, não porque faz parte das proteínas construtoras, mas porque estimula a síntese, além de estimular a liberação de insulina pelo pâncreas.
A co-ingestão de proteína e leucina estimula a síntese de proteína muscular e otimiza o balanço corpóreo total de proteína, se comparada á ingestão apenas de carboidratos.
Alguns estudos investigaram a suplementação com BCAA em doses de 6-20g dos aminoácidos. Outros expressaram sua dosagem em relação ao peso corporal, entre 60 a 310 mg/Kg/PC/dia ou de 03-0,6g/Kg, antes ou imediatamente após exercício físico.

Algumas whey protein têm uma dose considerável de BCAA's. Eu só tomo separadamente quando faço cardio em jejum, antes e depois.


GLUTAMINA:
A L-glutamina é um aminoácido, derivados de proteínas que é formado em nosso corpo através de outros 3 aminoácidos, leucina, isoleucina e valina – os BCAA, e é conhecido como principal fonte de nutriente do enterócito, as células do intestino, além de ser essencial para a imunidade.
Em qualquer processo de estresse (traumas, queimaduras, por exemplo), overtraining e de baixa imunidade; portanto, a suplementação com glutamina pode ser interessante já que sua necessidade está aumentada pelo organismo.Esse aminoácido também está envolvido com a síntese de glutationa, um poderoso antioxidante humano.Na prática esportiva, esse aminoácido tem papel da síntese protéica, no volume celular (efeito semelhante ao da creatina, o que teoricamente ajudaria no ganho de massa muscular) e síntese de glicogênio, principalmente no fígado, o que vai aumentar a energia para as atividades.Atualmente pesquisas são feitas com algumas alternativas de suplementação antes, durante e após o exercício, a fim de reverter a diminuição da concentração de glutamina que ocorre após o esforço físico. Pacientes com problemas renais e/ou hepáticos devem ficar atentos com a suplementação, pois pode ocasionar excessiva produção de amônia. O causa diversos efeitos na função e atividade das células do sistema nervoso central (quanto maior a concentração de amônia nos neurônios, menor é a capacidade dos mesmos em gerar energia).

Uso a glutamina no meu pós treino, junto com a Whey.


CREATINA:
É o suplemento mais popular para o crescimento muscular, associado ao treinamento de resistência. Estudos relacionam a creatina como indutora de força e flexibilidade muscular porque:
 a) a creatina aumenta a quantidade de fosfocreatina, que por sua vez, estimula a síntese protéica;
b) a creatina aumenta o volume de água na fibra muscular, intensificando a síntese protéica;
c) o nível de creatina diminui durante o exercício pelo uso do ATP (molécula de energia).

Atualmente não estou usando creatina. Já usei e não senti os tão temidos efeitos colaterais, retenção hídrica, etc.


HMB: beta-hidroxi-beta-metilbutirato 
O HMB é produzido a partir da quebra de proteínas que contém leucina e isoleucina, muito conhecido por suas propriedades anti-catabólicas, uma vez que bloqueia ou inibe a recaptação de aminoácidos que seriam isolados como matéria-prima no ciclo do ácido cítrico e na cadeira respiratória; ou seja, evita que o catabolismo protéico seja maior do que sua síntese. A suplementação de HMB em associação com a creatina parece aumentar a massa corporal e a área de secção transversa da fibra muscular (calibre da fibra) em trabalhos de hipertrofia, por efeito aditivo. Além disso, há um efeito protetor sobre o nitrogênio, diminuindo a uréia plasmática e urinária. Os estudos indicam uma dosagem segura e adequada de 1,5 a 3g/dia, 30 minutos antes do treino, para garantir os efeitos desejados da suplementação.

Comecei esta semana a utilizar o HMB.


L-ARGININA/ L-ORNITINA 
L-arginina é um aminoácido essencial e bastante conhecido por ser precursor do óxido nítrico (NO), e é considerado um construtor muscular, devido ao seu potencial de estimular a liberação do hormônio de crescimento da glândula pituitária. Além disso, está envolvido no estimulo do músculo a usar os aminoácidos no anabolismo. Dosagens diárias recomendadas: de 500-2000mg Efeitos adversos: doses de 20-30g podem causar desconforto abdominal, vômitos e diarreia. Além disso, é o alimento para vírus da herpes, devendo ser prescrito com cautela para aqueles que apresentam o vírus. Estudo mostrou aumento de liberação de GH e IGF-1 após forte treino resistido com a associação da A L-arginina com L-ornitina. A associação da taurina, que é ansiolítica e ativa a formação de GABA (importante em várias reações bioquímicas musculares e cerebrais) com extrato de passiflora (utilizada nas desordens do sono, tensão nervosa e ansiedade) podem ajudar a melhorar qualidade de sono, importante para o processo de hipertrofia (já que um déficit de sono aumenta concentração de cortisol diurno e reduz a reparação muscular, que pode impactar com objetivo do ganho de massa muscular do indivíduo).


BETA ALANINA:
A beta alanina é um aminoácido não essencial que, ao entrar na célula muscular, é base para sintetizar a carnosina – dipeptídeo citoplasmático que evita que o nível de pH muscular não desça a ponto de provocar o esgotamento físico, retardando fadiga muscular (que muitas vezes leva o atleta ou praticante do exercício a desistir).Basicamente, quanto maior a quantidade de carnosina, melhor a performance. Enquanto ela e sintetizada na musculatura através da histidina e da beta alanina, o aminoácido limitante e a beta alanina propriamente dita. Por isso, suplementar com beta alanina é mais eficaz (fisiológica e economicamente) do que tomar carnosina. Elevações intramusculares de carnosina, através da suplementação da beta alanina, tem mostrado efeitos na melhora da performance.studos demonstram que os níveis de carnosina, após 28 dias de suplementação de beta alanina, aumentaram significativamente, aumentando o tempo para fadiga e aumentando massa muscular e volume de treino. Um estudo ainda mostrou que a associação da beta alanina com suplementação de creatina melhorou ainda mais performance do que a creatina sozinha. Vale ressaltar que existem 2 estudos onde não houve melhora da performance com a suplementação.


TRIBULUS TERRESTRIS:
 O Tribulus terrestris é um fitoterápico bastante procurado por atletas por seu efeito anabólico. Contém protodioscina, uma saponina esteroidal relacionada com o aumento da testosterona, dehydroepiandrosterona (DHEA) e hormônio luteinizante (LH). Avaliando o efeito dessa planta em ratos, pesquisadores observaram que os animais tratados com Extrato deTribulus terrestris apresentaram aumento significativo nos níveis séricos de testosterona quando comparados ao grupo controle. Ratos machos tratados com Extrato de Tribulus terrestris apresentaram aumento sérico de androgênio, ganho de peso corporal e melhora dos parâmetros de comportamento sexual. Segundo alguns estudos, oTribulus terrestris não pode ser considerado um precursor direto de testosterona nem um estimulante da testosterona endógena, porque há um equilíbrio na produção endógena mantida pelo organismo, mesmo após ingestão da substância. Apesar de ser muito usada no meio esportivo, não existem trabalhos científicos suficientes que comprovem seus efeitos em aumento de testosterona plasmática e em mudanças na composição corporal decorrente disso. Efeitos adversos: É contra indicado na gravidez, lactação, câncer de próstata e hepatopatias. Pode aumentar risco para formação de cálculos renais. Dosagem diária sugerida: 500mg a 2g/dia, sempre fracionado .

Pra mim, o Tribulus não funcionou. Dosei a testosterona antes e depois ( minha testo é muuuito baixa por causa do anticoncepcional) e não houve aumento das taxas após o uso do Tribulus. Meu relato, aqui.



5HTP:
5 HTP é o precursor direto de serotonina, neurotransmissor do bem estar. Ajuda a melhorar qualidade sono, humor, a dar mais saciedade e menor vontade de comer doce. Sabemos que na TPM esse neurotransmissor cai um pouco, por isso, é muito usado nessa fase da mulher. Ele aumenta a produção de endorfinas também, o que ajuda a controlar qualquer tipo de dor. Quantidades acima de 100mg ao dia pode causar efeitos adversos. Pode ser suplementado em farmácia de manipulação pelo Nutricionista ou médico, associado com outros princípios ativos.

Comecei a usar esta semana, antes de dormir, e principalmente nos dias de baixo carbo.


HMB: beta-hidroxi-beta-metilbutirato
 O HMB é produzido a partir da quebra de proteínas que contém leucina e isoleucina, muito conhecido por suas propriedades anti-catabólicas, uma vez que bloqueia ou inibe a recapação de aminoácidos que seriam isolados como matéria-prima no ciclo do ácido cítrico e na cadeira respiratória; ou seja, evita que o catabolismo protéico seja maior do que sua síntese. A suplementação de HMB em associação com a creatina parece aumentar a massa corporal e a área de secção transversa da fibra muscular (calibre da fibra) em trabalhos de hipertrofia, por efeito aditivo. Além disso, há um efeito protetor sobre o nitrogênio, diminuindo a uréia plasmática e urinária. Dosagem diária recomendada: os estudos indicam uma dosagem segura e adequada de 1,5 a 3g/dia, 30 minutos antes do treino, para garantir os efeitos desejados da suplementação.

Comecei a usar o HMB esta semana também.

CLA- Ácido Linoleico Conjugado
Em alguns estudos científicos com animais, o Acido Linoléico Conjugado (CLA) mostrou-se efetivo na redução de massa gorda, independente da dieta ser rica ou não em gorduras. Um mecanismo estudado para caracterizar esse efeito é o aumento da taxa metabólica basal, observado em 6 semanas do uso da suplementação.
Os estudos realizados com humanos ainda não são conclusivos, e bastante discordantes, embora alguns apontem um possível aumento da lipólise e/ou redução da lipogênese, que reflete em alterações apenas na composição corporal, especialmente no tecido adiposo abdominal, mas não na perda de peso. Entretanto, as altas doses usadas nesses estudos podem implicar efeitos colaterais indesejáveis, como maior risco de desenvolver esteatose hepática (gordura acumulada no fígado). Portanto, mais estudos são necessários para uma indicação desse ácido graxo como um agente para a melhora da composição corporal e/ou como um agente anti-obesidade.
É importante ressaltar ainda que alguns efeitos indesejáveis relacionados ao uso do CLA foram encontrados tanto em estudos com humanos quanto em animais, como aumento da resistência à insulina, aumento da glicemia e insulina de jejum, elevação da peroxidação lipídica e redução da HDL-colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão, etc.).
Não se auto suplemente sem orientação individualizada, consulte sempre seu Nutricionista e médico.



 CARNITINA
A carnitina é uma substância que tem naturalmente em nossas células, e por isso, é considerado um nutriente não essencial já que nosso corpo (rins, figado e cérebro) o produz, envolvendo aminoacidos como lisina, metionina, assim como vitamina C, ferro e B6.

Muito utilizado em alguns termogênicos, os trabalhos com L-carnitina são inconclusivos quanto a ele ser "fat burner", mas alguns mostram que sua suplementação pode ajudar seu corpo a usar mais eficientemente a gordura como fonte de energia, assim como o açúcar também. Outros mostram que 2g imediatamente antes do exercício ajuda a reduzir o teor de ácido lático produzido, o que ajuda a manter o trabalho físico por mais tempo. E não há mais aquela dúvida de dl-carnitina e l-carnitina, apenas a l-carnitina deve ser usada, ou seus derivados acetilados, propionados. Aquela historia que a dl-carnitina é para perda de peso ou outra coisa qualquer é invenção de quem não tem o que fazer.
Não acredite em apenas um suplemento, cápsula, ou uma substância para queima de gordura corporal. Se você não mudar sua dieta, focar em seus treinos e boa recuperação, não há queima de gordura eficiente em suas células.

Estou usando L Carnitina antes dos treinos, principalmente dos aeróbicos.


POLIVITAMÍNICOS - MINERAIS
Polivitaminicos-minerais são produtos que associam vitaminas e minerais com intuito de suprir as necessidades que a dieta não forneceria, ou entraria como um complemento extra para quem precisa de maiores quantidades. Nem todos polivitamínicos são interessantes, ao meu ver, pois sabemos que os nutrientes podem competir entre si, e você pode tomar um desses, e gerar deficiência de outros. Prescrevo poucos polivitamínicos, e geralmente marcas importadas, mas a maioria das vezes formulando em farmácia de manipulação, com necessidades específicas para cada um, cada necessidade, cada momento de vida. Somente um Nutricionista pode avaliar bem sua dieta e analisar quais nutrientes estão deficientes, quais nutrientes precisa a mais, e pode prescrever algo pra você. Não se auto-suplemente.

Uso fórmulas manipuladas pela Pri, mas atualmente estou usando o ALIVE.




Pri, MUITO obrigada pela colaboração e pelo carinho de sempre, você é nota 1000, além de minha nutri TOP, minha irmã de coração!

www.prisciladiciero.com.br
facebook/nutripridiciero
instagram: @pridiciero

Beijos, 

Dany

facebook/queriaserabettyboop
instagram: @danybettyboop
twitter: @qsbp



É isso aí gente! Espero que este post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas, que todos nós temos a respeito de suplementação, né?
(Próximo post, vou falar de como comprar no IHERB.COM, ok?)
Clique nos botõezinhos aí embaixo e compartilhe!

35 comentários:

  1. Respostas
    1. Vc que é linda, e tá arrasando na transformação. Parabéns pela disciplina e dedicação. Um abc da sua Nutri.

      Excluir
  2. Dany, uma caseína MARAVILHOSA no saber é da performance nutrition sabor coco, melhor do que os whey mais top de linha que já tomei. Dessa marca eu não saio mais, apesar de ser um pouco cara. Para o mingau de whey é excelente e misturada com óleo de coco e colágeno é TOP!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lindas, perguntxinha basica : pra quem tem intolerancia severa à lactose ..... como é prescrito o uso de Whey , tirando a concentrada as outras sao seguras? beijoca

    ResponderExcluir
  4. Oi Lindas, perguntxinha basica : pra quem tem intolerancia severa à lactose ..... como é prescrito o uso de Whey , tirando a concentrada as outras sao seguras? beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cibele, td bem? Intolerância a lactose pode ser usado whey sem lactose sim, já no caso de alergia a proteina do leite, a maioria das vezes nem whey é prescrito, alguns profissionais ainda arriscam a HIDROLISADA, mas tudo é prescrito pelo Nutri que acompanha o caso.
      Espero ter te ajudado, Bjo da Nutri

      Excluir
    2. Tem o carnivor. Estou usando faz um tempo e achei excelente. Acho que pode ser uma boa opcao para quem tem problemas de intolerancia a lactose. Nao é o meu caso.

      Excluir
  5. Adorei saber o q está usando! Já tomei HMB, gostei bastante!
    Bjoooo
    Camila Armstrong

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, otimo post! Gostaria de saber qual HMB voce esta tomando, pode dividir com a gente?

    Obrigada :)

    Ana Paula
    www.clean-built.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, eu tomo este da foto!
      Da Optimun!
      Bjos!

      Excluir
  7. Oiii...

    Vou tentar comprar essas marcas que voce falou, pq a minha caseina é bem ruinzinha rsrs,,,, dificil tomar....

    Valeu a dica!!!

    Bjus bjus bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jé, essa caseína de banana é delícia!! :)
      Bjos!

      Excluir
  8. ótimo post Dany ! Esclareceu dúvidas básicas sobre vários suplementos.
    Quanto a L cartinina, qual a dosagem você costuma utilizar antes do treino?

    abs,

    ResponderExcluir
  9. nossa simplesmente amei!!! bjoooo gatchénha!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dany...Sou sua fã, vc é simplesmente linda. Gostaria de saber qual a sua altura e peso?

    Bem sou vegetariana, tenho 1,53 de altura e peso 49,7 kg. Quero baixar para 45 kg. Onde moro não existe nutricionista...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi! Muito obrigada!!
      Tenho 1.55 e atualmente peso 49kg!
      Bjos!

      Excluir
  11. Dany!!!
    Ótimo post, mto completinho, eu tomo quase tudo isso rsrs...
    Ah, qto à caseína, realmente ouço mta gente reclamar de gosto, que é dificil misturar...olha, eu uso uma caseína da Dymatise, sabor baunilha...nossa é mto gostoso!!!
    Amo seus posts Danyzinha!!!
    Bjussss e mta rabulheta na sua vida kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rabulheta linda do meu coração!! hahaha
      Essa nunca experimentei!!
      Vai pra listinha de desejos!!! :)
      Bjoca!

      Excluir
  12. Vocês poderiam nos ensinar como identificar uma boa L-carnitina? Outra dúvida é com relação à saturação da creatina. Já li vários artigos da internet e vi que existe uma controvérsia em relação a isso, inclusive no site da Universal Nutrition diz que a saturação não é necessária. Gostaria da opinião da Dany, como consumidora e da Priscila, como nutricionista. Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Eliane, acredito que as marcas importadas L -Carnitina, são todas de boa qualidade.
    Pelo que eu sei, realmente não é necessário fazer saturação de creatina. Eu, quando usava, prescrito pela nutri Pri, usava uma dose determinada, diariamente!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Amei tudo e copiei vááááááárias paradas deste post.
    Hihihihihi
    #rafaimitona!

    Luv u!!!

    A foto de vc e da Nutri tá linda de morrer!!

    ResponderExcluir
  15. Oiiii Dany!!! Estou fazendo academiaa todos os dias e gostaria de tomar um suplemento para me ajudar a dar uma gáz a mais no treinamentooo. Você já tomou Dextrose ?? Sabe se é bom?? Beijo

    ResponderExcluir
  16. Nooooooooossa que explicação excelente!!!!!! Com cereteza esclareceu muuuuuitas dúvidas que eu tinha!!!!! bjoo

    ResponderExcluir
  17. Que exolicação maravilhosaaaaa!!!! Esclareceu várias dúvidas!!!!! Bjo

    ResponderExcluir
  18. Nooooooooossa que explicação excelente!!!!!! Com cereteza esclareceu muuuuuitas dúvidas que eu tinha!!!!! bjoo

    ResponderExcluir
  19. Olá Dany, tudo bom? Em seu texto vc falar que começou a tomar 5-HTP. Vc notou um bom resultado? Realmente tem o efeito desejado, ou melhor, controla a ansiedade e a compulsão por doces? Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Comecei a malhar agora, tive nenem tem um mes, primeiro quero emagrecer para depois ganhar massa, e nao sei q suplementos posso usar.

    ResponderExcluir
  21. Oi achei interessante o seu site, gostaria de saber se posso tomar 5-HTP e Outro suplemento como whey, bcaa, entre outros

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Dani, vc tem um corpo lindo, gostaria de saber quanto vc levanta, em média, no leg.. bjosss

    ResponderExcluir
  23. Bem-vindo ao médico da clínica walter. Você quer vender seu rim ou outros órgãos se sim se candidatar a uma venda hoje e você vai ser dada a máxima satisfação que você me need.Contact via e-mail: doctorwalterclinic@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Muito bom!

    Seu shape é muito top. Você ainda tá competindo?

    ResponderExcluir