Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Variações para o Franguinho e Peixinho de todo dia! - RECEITAS


Oi Gentchy!

A pedidos, juntei aqui neste post algumas das receitinhas (não diria nem receitinhas, mas sim variações) que costumo fazer para dar uma animada e não comer todos os dias a mesma coisa!

Porque dieta de "frango + batata doce" ninguém merece, né?
Mesmo os atletas, que seguem uma dieta restrita no pré-contest, podem usar a criatividade e variar a dietinha, mesmo com ingredientes restritos. Caso da  linda Renata Mugiatti, por exemplo, tá sempre postando uma receitinha, um preparo diferente...


Vamos lá então (o post ficou longo, mas assim fica mais fácil para consultar, já que reuni todas elas aqui, ok?):




PEIXES:

Eu adoro peixes... os que costumo usar são: 
Salmão, Tilápia, Saint Peter, Pescada Branca, Panga, Linguado, Bacalhau fresco.

Não tem muito segredo.. peixinho fresco sempre tempero com limão (deixo marinando pelo menos uns 20 minutinhos no limão).
Enquanto isso, forro uma forma com papel alumínio, pré aqueço o forno (temperatura média).
Disponho os filés, salpico um pouquinho de sal, de lemon pepper (temperinho em pó à base de limão e pimenta, eu AMO. Geralmente encontra-se na feira.Aqui em São Paulo eu compro no Supermercado MAMBO). 
Você pode usar aqui outros temperos que gostar! 
Uso também alho-cebola-salsa desidratados, ou ervas finas....Uso curry, açafrão, manjericão... às vezes coloco umas raspinhas de gengibre, fica bom demais!
Já fiz com rodelas de cebola por cima (ou por baixo, fazendo uma "caminha").
Pode fazer uma "caminha" de legumes também, raladinhos: tipo abobrinha cenoura.
Pode usar uns tomatinhos cereja, em volta dos filés.... é só usar a imaginação e variar, pra não enjoar!
Enfim... é bem rápido e fácil, o preparo basicamente é sempre o mesmo, só vario os temperos!
Levo ao forno pré aquecido, com o aluminio fechado, deixo assar por uns 20 minutos.
 Aí abro o alumínio e deixo dar uma douradinha.
 Se tiver juntado muita água, tiro o excesso, pra que o peixe fique macio, sem ficar encharcado ou muito seco.



Abaixo, links de algumas receitinhas de PEIXE, já postadas por aqui:

Linguado ao Forno, AQUI

Badejo assado com Ervas Finas, Legumes e Alho Poró, AQUI

Filé de Bacalhau Fresco com Alecrim, AQUI

Neste link, tem a foto das minhas marmitinhas com as tilápias cozidas. E tem também um video da Rafa ensinando a prepará-las!


Caso eu precise usar o peixe ainda congelado (geralmente os que compro congelados são o salmão e a tilápia), faço assim:

Encho uma panela de água (se for fazer vários de uma só vez), coloco os temperos na água (aqui vale a regrinha acima, escolha os temperinhos que mais gosta).Costumo nesta forma de preparo, usar o açafrão ou o curry, pro peixe ficar mais "coradinho", já que vai ser cozido. Aí é só esperar cozinhar! Se quiser mais sequinho, pode levar ao forno um pouquinho pra dar aquela douradinha!

(dica: nunca RECONGELE alimentos. Se você usou o peixe fresco, ok, pode congelar. Se usou peixe congelado, não congele novamente depois de pronto, ok?)



FRANGO:

Dificilmente faço os filés de frango grelhados.
Gosto de cortar o filé de frango em tirinhas, ou mesmo o peito de frango em cubos, mais gordinhos.
Pra temperar, faço  da mesma forma que faço com o peixe:
Deixo marinando no limão, depois de uns 30 minutos, coloco um pouquinho de sal e outros temperinhos.
Gosto muito de usar o açafrão aqui também, que não fica aquele frango branquelinho e sem graça.
Frango com raspinhas de gengibre, fica maravilhoso!

Bom.. depois de temperadinhos, bora jogar na panela.
Geralmente não uso nenhum tipo de óleo, faço numa panela anti aderente.
Se quiser usar, pra dar um gostinho especial, coloque um pouquinho de óleo de coco.
Aqueça a panela, coloque as tirinhas ou cubinhos do frango temperado, abaixe o fogo e tampe. Se for necessário, coloque um pouquinho de água (vá observando e mexendo de vez em quando, pois o frango vai soltar um pouco de água já). Sempre uso um pouquinho de água, pois assim ele fica mais cozido por dentro, mais macio.Quando estiver quase secando toda a água, aumente o fogo e deixe dar uma "coradinha"!
Dá pra congelar em porções individuais, faço isso sempre, agiliza muito a minha vida!

Outra opção é fazer no forno:
Passe os cubinhos de frango na clara de ovo, e "empane" com gergelim, semente de girassol ou aveia.
No forno pré aquecido, numa forma forrada com papel alumínio, disponha os cubinhos empanados, e leve ao forno médio por uns 20 minutos. Vire os cubinhos de frango pra assarem por igual, deixa mais uns 15 minutos (o tempo depende da potência do seu forno, então vale ficar de olho!)

Nesta forma de preparo, dá pra comer até sem aquecer mesmo, como "snack", na correria, porque ficam sequinhos, parecendo nuggets!

Aqui tem uma receitinha ótima da Nutri Pri Di Ciero, de "Nuggets de Frango com Tempero anti-barriga"
(hahahahah adorei o nome da receita!)


(aqui vale a mesma regra do peixe: não congele o frango pronto caso você tenha comprado congelado, ok?)


Nos links abaixo, receitinhas com FRANGO  já postadas por aqui:


Rolinho de Filé de Frango, com Laranja e Alecrim, recheado com cenoura, AQUI

Peito de Frango com Molho de Laranja, AQUI

Cubinhos de Frango com Mostarda e Gergelim, AQUI

Filé de frango com Curry, AQUI



Agora uma receitinha que eu fiz, deu super certo, é ridiculamente simples e deliciosa.
Faço logo um monte, grelho e congelo tudo!


HAMBÚRGUER DE FRANGO COM CHIA



Nesta receita, usei:
2kg de peito de frango moído (caso não consiga comprar moído, compre o peito e passe pelo processador)
Tempero a gosto (usei alho, cebola, salsa, pimenta)
Smentes de chia a gosto.
Spray tipo "PAM" para grelhar

Numa vasilha, coloque o peito de frango moído, os temperos, a chia, e amasse até incorporar os temperos.
Vá moldando os hambúrgueres nas mãos (eu gosto de fazer ele bem gordinho, os meus variam entre 120g a 150g). 
Numa frigideira antiaderente, borrife um pouco do PAM (ou outro spray, o meu é da marca Puerto Madero), e grelhe os hambúrgueres, em fogo baixo, até ficarem douradinhos.
 Se for congelar, separe em potinhos individuais (ou separe com papel manteiga pra não grudar), e espere esfriar antes de colocar no freezer.
Eu costumo tirar a porção que vou usar na noite anterior, deixo na geladeira. Aí basta aquecer!
Eu não como carne vermelha, mas acho que dá certo também nesta receita.
Uma outra opção: fazer com salmão moído. Fiz uma vez e ficou MARAVILHOSO!
(mas nesta receita do salmão usei aveia pra dar uma liga, com o frango não vi necessidade).
Aqui, 2 kilos de frango renderam 14 hambúrgueres, bem gordinhos.

É isso aí gentchy! 
Bora dar uma variada, porque dieta tem que ser prazerosa!

Ahhh!! E não podia deixar de contar aqui pra vocês a novidade!
A Nutri Priscila Di Ciero agora faz parte do "GOLD TEAM" da PROBIÓTICA!
Pri, parabéns, iss é mais do que merecido! Reconhecimento de todo seu esforço e do seu belíssimo trabalho!


Pri, parabéns, isso é mais do que merecido! Reconhecimento de todo seu esforço e do seu belíssimo trabalho!


PS: Carnaval tá aí, gentchy! Vale enfiar UM pezinho na jaca apenas, e de leve!!
Vamos tentar manter a dieta, quem não for viajar, treine também!
Eu vou viajar, mas vou tentar pelo menos manter uns cardiozinhos!

Voltando do Carnaval, vai começar minha nova rotina, com as aulas à noite...
Dieta vai voltar 100%, bora SECAR!
E vamos ver como vou conseguir encaixar os treinos!




Beijocas!

Dany

26 comentários:

  1. Amei as receitinhas, vou divulgar na minha fapage tb, amô. E lisonjeada por vc ter postado em seu blog de tanta visibilidade minhas fotos na Probiótica ao ter aceito fazer parte da GoldTeam. Estou muito feliz, de verdade.
    Obrigada por fazer parte de minha vida e de minhas conquistas.
    Nutri Pri Di Ciero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amô, vc merece tudo o que tá conquistando, com seu lindo trabalho!!
      Eu é que agradeço por vc ser minha irmã gigantchy!! é noix! <3

      Excluir
  2. Dany, vc consegue "dar liga" pro hamburger usando apenas frango moído?? Tenho a impressão de que seria necessário adicionar algum ingrediente mais... pra não ficar desmontando... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fica como está na foto, dá liga sim! Bjocas!

      Excluir
  3. Dany, você pede pra moer o frango no mercado ou vc faz em casa? Curiosa com esse frango, viu!? rs
    Acho que vou fazê-lo no carnaval!
    Beijocas e lembre-se: #ForçaNaPaçoca!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fezinha!
      Eu peço pra moer no mercado, aqui em SP só consigo isso no MAMBO!
      fica delícia!
      Bjocas! #forçanapaçoca
      huahuahau

      Excluir
  4. Danii, ameeeei o seu post!!! Eu tava super deanimada com a cozinha aki em casa, mas suas receitinhas deram uma renovada e brilho nos fraguinho!!!
    Bjão lindona!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri, viu como é fácil dar uma variadinha? ninguem merece comer sempre a mesma coisa né?? hehehe
      bjos, lindona!

      Excluir
  5. Dany, o peixe no papillote é show, além de saudavel é delicioso, todo mundo aqui em casa adorou, eu tbm amei a receita do hamburguer de frango com chia, ficou super saboroso!! Papillon, não precisa de adicionar mais nada, o hamburguer não desmonta. Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, é gostoso e simples de fazer né? :)
      Bjocas!

      Excluir
  6. Pois é! Ia perguntar o mesmo sobre o hamburger...pq uma vez tentei fazer e ele ficou desmontando pq nao deu liga parece.... bjs

    ResponderExcluir
  7. É, existe pessoas que nascem com uma funcionalidade diferente de todo o resto. Vc é uma delas, leio seu blog a mais ou menos 1 ano e meio, sempre admirando, criticando, respietando da minha maneira ( em silencio). Mas esse post fez me ver a qualidade e prazer do seu desempenho em ajudar e progredir a todos. Gostei muito não das formas de cozinhar( o frango ou peixe)e sim da sua disposição de ensinar de uma maneira simples e facil. Honestamente Parabéns por sua paciencia e desempenho, vc com certeza tem seus motivos, mas tbm tem paixão em fornecer ao proximo uma qualidade bacana de viver!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscilla, muito obrigada!
      Qdo comecei a escrever este blog, não tinha a menor pretensão.... e muito menos fazia idéia de quantas pessoas eu poderia estimular, incentivar de alguma forma, com as coisas que escrevo aqui.
      Não é fácil mantê-lo atualizado (gostaria de postar todos os dias!)...tenho saído de casa às 6:00h e voltado às 23h. Pra montar um post, às vezes demoro 3, 4 dias, fazendo nas brechinhas que tenho durante o dia. Mas isso esse tipo de retorno, os comentários aqui, os e-mails que recebo são minha maior recompensa! Muito obrigada por seguir! :)
      Bjos!

      Excluir
  8. Dany linda!! nem sempre comento, mas to sempre aqui atualizando o blog!!
    receitas maras!! quer ver aquela que tu postou ontem do franguinho recheado com requeijão light! já vou me programar pra fazer no find!! hehehehe

    sei que a partir de agora vai ficar tudo muito corrido pra vc gatona!
    então eu desejo muita luz, muita garra e paciência nesta nova fase!
    quando desejamos algo, e organizamos nossa mente para tal, é mais que possível concretizar! E com a força de vontade que você tem, sei que tudo vai dar muito certo!
    tô cooontigo!!

    E craroo, não posso deixar de comentar sobre a nutri bruxa!
    Essa dona Priscila di Ciero vai loooonge!!
    mais que merecido essa conquista! fruto de uma dedicação ímpar e de muuuuito trabalho!!

    beijo no coração de vocês!
    mesmo longe, as sinto com carinho, de pertinho!!!

    @deborairis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debby linda!!
      Muto obrigada!!
      É isso aí, o negócio é planejamento, organização, e VONTADE!!! assim não tem erro!! Fácil não vai ser... mas que graça teria se fosse fácil, não é??
      Muito obrigada pelo carinho de sempre!! um beijo grandão pra vc!!

      Excluir
  9. Dany, tenho uma super dúvida: qual a diferença entre a batata normal e a batata doce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi m*!
      Aqui um link pra vc!
      http://nutricaodescomplicada.blogspot.com.br/2009/02/batata-doce-vs-batata-inglesa.html
      Bjos!

      Excluir
  10. Owwwwwww .... Sempre salvando nossa vida é Dany .. ehehhe Demais esse post !!! muito obrigada bjoss

    ResponderExcluir
  11. Danyyyy, descobri hj o seu blog e estou amando demais!!
    Não consigo parar de ler...!
    Gosto de todos os post.
    Parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diorggia! Seja bem vinda!
      Eu é que agradeço por seguir!! ;)
      Beijim!

      Excluir
  12. Dani te admiro muito porque não é fácil ter tanta disciplina e dedicação assim com a alimentação e com os treinos.

    ResponderExcluir
  13. Dani, achei você por acaso no Facebook e descobri seu Blog! Como disse a Priscilla lá em cima, é incrível a sua paciência de escrever aqui e ajudar as pessoas. É de admirar tanto desempenho e prazer em fazer o bem. O jeito que você escreve as coisas, o seu entusiasmo tira toda aquela coisa "ruim" que foi criada em cima da palavra "dieta". Na verdade nem é dieta, né, é alimentação saudável, alimentação certa! Estou amando seu blog! Já divulguei!
    Parabéns, e que corpo lindo você tem!!

    ResponderExcluir
  14. Dani, achei você por acaso no Facebook e descobri seu Blog! Como disse a Priscilla lá em cima, é incrível a sua paciência de escrever aqui e ajudar as pessoas. É de admirar tanto desempenho e prazer em fazer o bem. O jeito que você escreve as coisas, o seu entusiasmo tira toda aquela coisa "ruim" que foi criada em cima da palavra "dieta". Na verdade nem é dieta, né, é alimentação saudável, alimentação certa! Estou amando seu blog! Já divulguei!
    Parabéns, e que corpo lindo você tem!!

    ResponderExcluir