Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O "retorno da Tchitchia", hipotireodismo e blablablá!



Gentchyyyyyyy!

Que saudades de postar aqui!

Como vocês bem sabem, minha vida este ano ficou ainda mais louca, por conta da faculdade à noite...É uma correria danada, e o fato de morar em São Paulo  torna as coisas infinitamente mais difíceis... só quem mora aqui é que sabe. Tiraria de letra se minha rotina fosse essa, mas morasse numa cidade onde não houvesse o o fator #transitoduzinferno" pra complicar, são 3 horas por dia perdidas no trânsito!

Eu tenho recebido muitos e-mails, com pedidos para postar mais aqui, dizendo que estou abandonando o blog... Juro que não tô, gentchy, é que realmente não estou conseguindo dar conta de tudo... Infelizmente eu não sou SÓ "blogueira", não ganho dinheiro aqui, tenho que trabalhar, estudar, cuidar de casa, das gatinhas, de mim...Então tenham um pouquinho de paciência com a tchitchia, prometo que não vou abandonar vocês!

E aguardem que o blog vai ganhar uma carinha nova, em breve!!
E vou tentar postar aqui, toda sexta feira!!! PROMETOOOOOO :)

Me desculpem pelos e-mails e comentários que ainda não respondi, estou tentando colocar a casa em ordem na medida do possível. Quase não consigo mais entrar no facebook também, vocês perceberam que estou bem ausente né? A verdade é que as redes sociais tomam um tempo gigante, e nesta fase eu tenho que priorizar as coisas mais importantes para que caibam dentro do pouco tempo que tenho disponível... 
No instagram consigo postar com mais frequência, então sigam por lá!

@danybettyboop

E o ano está acabando já... parece que foi ontem que tomei a decisão de começar a faculdade.
Eu estou na correria, mas estou super feliz, trabalhando bastante, estagiando com a nutri Pri Di Ciero, treinando do jeito que dá, e AGORA sigo firme na dieta. Porque o AGORA???
Hummmm.... vamos lá então...

Eu andava me arrastando, há meses, com um cansaço absurdo, desânimo, um sono sem fim, compulsão por carboidratos... dificuldade em manter a dieta.. pele ressecada, queda de cabelo. Minhas unhas nunca estiveram tão ruins, estavam muito fracas,praticamente se desfazendo em camadas,como se fosse um papel...Até então achei que era por estar sobrecarregada, dormindo pouquíssimo, stress no nível máximo...
 Eu de uma certa forma estava me culpando  por não estar dando conta de tudo.
(Teve o episódio da batida do meu carro, vocês se lembram? Comentei num post anterior aqui. Deu tudo certo, a seguradora ASSUMIU o erro e minha apólice foi reativada, graaaaaças a Deus!)

Confesso que descuidei um pouco de mim, não estava tomando nem meu polivitamínico, com regularidade. Suplementos?? Um whey pós treino, QUANDO treinava... e só.

Percebi que meu % de gordura aumentou, não ganhei peso, mas engordei (estou devendo este post pra vocês há um tempão, vou levar o resultado da minha Densitometria Óssea para o Dr. Ronaldo analisar e vamos fazer juntos  um post sobre "perda de peso x perda de gordura").

Também percebi que ao fim do dia eu ficava super inchada, retida.

 A Pri e o Dr Ronaldo Arkader, meu endocrino, pediram  um moooonte de exames, porque também já estava na hora de fazermos os exames de rotina.


SURPRESA:

 vários exames alterados e um diagnóstico de hipotireoidismo sublínico 
(elevação dos níveis de TSH mas com concentrações normais de hormônios tireoideanos livres).






Fiquei assustada, a gente sempre espera que os nossos exames venham com resultado dentro do esperado, né? Pois os meus estavam todos bagunçados... principalmente a parte hormonal. Além do TSH elevado, minha testosterona estava baixíssima, muito abaixo do valor mínimo de referência, e o SHBG altíssimo (na verdade a testo baixa e o SHBG alto são esperados em pacientes que fazem uso de anticoncepcional). Já havia conversado com o Dr. Ronaldo sobre isso no ano passado, mas decidimos por manter a pílula. Agora vou dar um tempo, até a gente colocar a parte hormonal nos eixos).


****PS: Pelamorrrr, não estou fazendo apologia contra a pílula anticoncepcional, ok? Para muitas mulheres, funciona muitíssimo bem, sem efeitos colaterais, além de prevenir uma série de problemas. Eu mesma nunca senti nada, pelo contrário, a pílula deixava minha pele ótima.Mas é fato que mulheres que tomam pílula têm uma quantidade muito baixa de testosterona, o que pode atrapalhar o ganho de massa e perda de gordura. (existe reposição hormonal de testosterona bioidêntica, para que a mulher consiga manter os níveis de testosterona dentro do normal).
 Repito: isso não é uma regra, eu tomo há anos, competi usando pílula e considero meus resultados conquistados com a musculação muito bons.Caso queira optar por outro método, converse sempre com seu ginecologista, seu endocrinologista, para saber qual a melhor opção para o SEU caso, já que em medicina não existe "receita de bolo". Não é porque você leu aqui ou ali, que pílula ou outro remédio faz bem ou faz mal, que você vai deixar de usar, ou passar a fazer uso, certo?? Com saúde não se brinca, gentchy.*****






Aí estava a explicação para o meu esgotamento, meu sono sem fim.... mesmo aos fins de semana, quando conseguia ter 8 horas de sono, ficava mole, e se encostasse em qualquer canto, dormia. Eu dormia MESMO.... se eu tivesse 10 minutinhos, fechava os olhos e dormia profundamente.Voltei a sentir alguns incômodos da gastrite também.



Depois dos exames em mãos, inclusive do Ultrassom da Tireóide, o Dr. Ronaldo me prescreveu o Syntroid, pra reorganizar a parte hormonal da tireóide. O Doc, em conjunto com a nutri Priscila Di Ciero (que é muito fera em bioquímica e nesta parte de prescrição de fórmulas magistrais) estão fazendo todo um trabalho de modulação hormonal comigo, para reestabelecer o equilibrio.


A nutri e o Doc,que estão cuidando de mim... Amo esses dois!

Após 4 dias de medicação, eu me sentia já outra pessoa. 
Hoje faz uma semana que comecei a tomar a medicação.
Apesar de continuar dormindo muito pouco, aquele cansaço e desanimo absurdo que eu sentia, acabaram!!
Não me lembrava mais como era me sentir assim, disposta, sem aquele sono incontrolável.
Não sabia mais como era me sentir "NORMAL".



Aí estão meus novos amiguinhos, que me fizeram "ressuscitar"...rs





Porque eu estou falando isso tudo? Pra alertar sobre a importância de se fazer exames preventivos gente.
Se eu não tivesse feito estes exames agora, iria continuar até sabe Deus quando, com uma qualidade de vida péssima, sem conseguir dar conta de todas as minhas tarefas.

Neste primeiro momento, a Pri me passou as fómulas, que vou tomar junto com a medicação prescrita pelo Doc (vou descrever os ativos da fórmula num outro post, tem coisa que eu nunca tinha ouvido falar!).

Na próxima fase, a Pri vai usar um ativo que propicia fotoproteção oral (filtro solar em cápsulas!!!!!) pois estou com a pele do rosto manchada por melasma... causado pelo anticoncepcional.
Eu pirei quando soube disso, não sabia que existia um ativo em forma de cápsulas que ajuda a proteger a pele do sol!!
Aguardem que a nutri já está escrevendo sobre os ativos desta fórmula atual e já vai falar sobre as cápsulas de fotoproteção oral também!

Com relação à minha avaliação física, fizemos dois tipos:
- Densitometria Óssea
- Bioimpedância através da INBODY  
(que é o novo xodó da nutri, uma balança que diz sobre percentual de massa magra, massa gorda, quantidade de água, enfim, uma avaliação super completa)


CHOREYYYYYYY com o resultado....


Em ambos os métodos: 23% BF
Mas tudo bem. Estava em total desequilíbrio, o mais importante é que agora descobrimos a causa do problema e já estamos tratando.
Mas não adianta ficar chorando, né?? 
Simbora mexer a bundjénha, consertar o que está atrapalhado e melhorar isso aêeee!!!!! hahaha


Embora meu peso não tenha mudado praticamente ( e é exatamente isso que iremos falar no post sobre "perda de peso x perda de gordura").
Estou pesando 48kg. O que significa que perdi massa magra e ganhei gordura.
(pra gente comparar, quando competi estava com 47 kg, mas com % de gordura muito mais baixo)
E nem se eu estivesse treinando que nem uma louca, iria aumentar minha massa, com essa testosterona ridiculamente baixa.

Estou voltando aos treinos, com pouca musculação ainda, estou fazendo mais aeróbios, uns 40 minutinhos por dia (eu praticamente não fiz aeróbios este ano).
 A idéia é suar,colocar esse corpim pra se mexer, ativar esse metabolismo, até que consigamos normalizar os níveis hormonais.
 O Eduardo Lopes está montando pra mim um treino para esta nova fase.

Também estou conseguindo manter a dieta. Não sinto mais aquela compulsão louca por carboidratos,uma vontade absurda de comer chocolate. Faz 15 dias que não como sequer um pedacinho.
E o que tem me ajudado muito, é o "chocolate maromba", da minha amiga querida, Thais Massa, que me salva todos os dias!!

Já gravamos o vídeo com a receitinha do "chocolate maromba" e do "reese's cup"o video está sendo editado, em breve estará no ar, no nosso canal, o Miss Protein Channel!



A Thais e eu!
A gente se divertiu POUCO na gravação do vídeo! hahaha




sentido horário:
 Meu níver de 35, 
 Treinando cansaaaaaada, antes de começar a medicação,
E abaixo, já serelepe e feliz,treinando às 7:00h da manhã, me sentindo muuuuuito melhor!!!!:)


Então, o que quero que fique pra vocês, como mensagem aqui neste post:
Não saiam fazendo tudo o que ouvem falar por aí, seja com relação à dieta, à suplementação, à treino...
Façam exames de rotina, pelo menos uma vez ao ano.
Não existe receita de bolo, o que funciona para um, não vai funcionar para outro.
Como hoje existe muita informação disponível, com relação à TODOS os assuntos (claro que  encontramos muita informação de qualidade, mas também  também encontramos muita "picaretagem", leigos falando sobre tudo com "muita propriedade" blablabla), temos que ter um FILTRO, principalmente quando tratamos de assuntos envolvidos diretamente com à nossa saúde, que é o bem mais precioso que nós temos.




É isso gentchy!!! Bola pra frente, prometo voltar loguinho!!
Bjos!
Dany


8 comentários:

  1. Lindona, te desejo melhoras, teve uma época na minha vida que eu estava super cansada, me arrastando por aí, fui no médico e meu exame de sangre apresentou o hormônio T4 baixo, como era uma leve alteração só me deram vitaminas e me pediram outro exame depois de 6 meses para ver se melhorava ou se essa alteração era resultado de um período de stress ou baixa imunidade, graças a Deus depois desse tempo apresentei resultados normais e não precisei de tratamentos, mas lembro bem desse cansaço e apatia.
    Agora estou tendo problemas digestivos, as vezes tenho sintomas que duram días: azia, gases, cólicas, nauseas, perda do apetite.
    Na semana pasada tava tão ruim, tão inchada, que o médico me deu remédios e uma dieta radical de 2 días onde só podía comer arroz sem tempero e carne magra grelhada, proibiu massas, lácteos, pães, qualquer coisa integral e frutas e verduras, acredite, a fibra desses alimentos parece que só piora minha digestão. Quero procurar um médico especialista, fazer exames e saber o que está acontecendo. Gostaria que vc contasse aquí com mais detalhes sobre sua gastrite. Obrigado desde já e força na peruca. Um beijão Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Certeza e Hipo nao confies tanto nos examenes,ve tua temperatura de manha de estar em 36,1.
      A Tiroides controla temperatura,elimina o cloro,fluor,enemigos da tiroides.Essa dieta por 2 dias ta errada,a T4 a T3
      tem una parte que libre essa tem funçao anabolica,a albumina se liga aT3..
      Alejandro Vigorena Pesquizador Universidad de Chile

      Excluir
    2. Com Certeza e Hipo nao confies tanto nos examenes,ve tua temperatura de manha de estar em 36,1.
      A Tiroides controla temperatura,elimina o cloro,fluor,enemigos da tiroides.Essa dieta por 2 dias ta errada,a T4 a T3
      tem una parte que libre essa tem funçao anabolica,a albumina se liga aT3..
      Alejandro Vigorena Pesquizador Universidad de Chile

      Excluir
  2. Prestação de serviço a sociedade, parabéns pelo que escreveu e a forma como fez, muitos podem se beneficiar, obrigado pela confiança.

    ResponderExcluir
  3. sou hipo diagnosticada há mais de 10 anos. e tomo pílula há mais de 10 anos. minha testo continua mais alta do que deveria ser pra mulheres. e olha que uso a diane, que é pra baixar um pouco a testo. mas, como vc mesma falou, cada caso é um caso e todo mundo tem que conversar com o médico e fazer exames.

    então... meu endócrino tinha me falado que anda rolando muita gente em treino pesado, tomando termogênico e em dieta restritiva com hipotireoidismo. no meu caso, pode ter sido o período de anorexia no fim da adolescência. não sei até que ponto isso acontece, mas já li papers falando da l-carnitina, por exemplo, causando hipotireoidismo em quem tem a tendência. tô jogando isso aqui só pra gente pensar junto. já li tbem médicos falando que quem tem hipo deveria comer fruta de manhã e jamais restringir muito os carbos. o dr paulo muzy é um que já falou isso das frutas pros hipos... enfim. sempre pesquisando. ó, tudo volta ao normal. posso te afirmar. beijo e saúde.

    ResponderExcluir
  4. Nossa como pode ne.. a gente conhece nosso corpo!!! Minha testo tb deu um valor ridículo. .0,16 tem noção?!! Tb vivia cansada..vivo de dieta e treino mas nunca aumentava mais a massa..ate que fiz os exames.. to repondo agora..e ja me sinto melhor..mt melhor tava um caco sem libido tb,afeta mt!!! Meu motivo: stress. .vida corrida tb.. Não tem jeito Dany temos que nos ajustar ne e nos cuidar..mas vc ja sabe o caminho. .daqui a pouco ta melhor que antes :) sucesso e mt saúde!!!

    ResponderExcluir
  5. oi dany adoro seu blog
    só por curiosidade
    pq vc consulta um endocrino? sempre temos a impressão de quem vai ao endocri é quem está acima do peso
    obrigada! kate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, nada a ver. um endócrino cuida da nossa parte hormonal, inclusive em doenças que emagrecem a pessoa, como o hipertireoidismo. endócrino não é "médico pra emagrecer".

      Excluir