Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Leite de Amêndoas: seus benefícios e como fazer!

Oi gentchy!


Quem aí já conhece e já faz seu leite de amêndoas em casa?



Além de ser delicioso, é um dos leites vegetais mais completos. Desde a Idade Média o leite de amêndoas tem sido usado como alternativa ao leite de vaca, sabiam? Seu sabor é mais agradável do que o leite normal, além de não possuir lactose e caseína ( pode ser consumido por intolerantes à lactose ou alergicos à proteína do leite). Além disso, contém mais vitaminas e minerais do que o leite de soja e o leite de arroz ( muitas vezes o leite de soja e o leite de arroz industrializados são enriquecidos com cálcio e vitamina D).
Leite de amêndoa contém apenas  amêndoas e água. É uma alternativa saudável ao leite de vaca, e contém mais vitaminas e minerais do que leites de soja e arroz.
O leite de soja contém uma grande quantidade de proteína, mas não contém os altos níveis de vitaminas e minerais encontrados no leite de amêndoa, por isso é muitas vezes enriquecido com cálcio e vitamina D para ter uma qualidade nutricional comparável com o leite de vaca fortificado.
Já o Leite de Arroz não contém muitos nutrientes, por isso é geralmente também enriquecido com vitamina D, cálcio e outros nutrientes . 
Como as amêndoas são naturalmente muito nutritivas, o leite de amêndoa não precisa ser fortificado. Você pode fazer o seu próprio leite de amêndoas em casa, e ele terá o mesmo valor nutricional que o leite de amêndoas industrializado!


Benefícios do leite de amêndoas

-não contém lactose ( podendo ser consumido por intolerantes à lactose).
-não contém caseína ( podendo ser consumido por quem quem alergia á proteina do leite, que é a caseína)
- contém manganês, cobre e riboflavinas
-rico em fibras
-não possui gordura saturada
- baixo teor de sódio e ricos em gorduras saudáveis ​​(como os ácidos graxos e ômega, normalmente encontrados em peixes), que ajuda a prevenir a pressão alta e doenças cardíacas.
-1 porção fornece  respectivamente 30%  e  25% das quantidades recomendadas de  Cálcio e Vit D  
- 1 porção fornece 50% da quantidade diária recomendade de vit E, que contém propriedades antioxidantes, essenciais para a saúde da pele.
-possui baixo índice glicêmico
-embora forneça apenas 1 g de proteína por porção, possui muitas vitaminas do complexo B, importantes para o crescimento muscular



 COMO FAZER O LEITE DE AMÊNDOAS:

As quantidades e proporções podem variar conforme você queira uma bebida mais ou menos intensa. 
Ingredientes:
- 200 g de amêndoas cruas
- 1 litro de água mineral
- 1 gota de essência de baunilha



Modo de preparo:
1.Deixe as amêndoas de molho na água, por no mínimo 8 horas
2.Escorra as amêndoas, lavando-as em água corrente
3. Bata as amêndoas no liquidificador junto com a água mineral e a essência de baunilha por aproximadamente 2 minutos
4. Coe, com a ajuda de um pano bem fininho de algodão, esterilizado, ou de um coador.. Esprema bem para retirar o máximo de líquido possível.
5. Armazene numa garrafa com tampa e leve à geladeira!







Com a fibra da amêndoa que sobra, você pode fazer bolos, pães, biscoitos, ou secar em forno baixo ( 80°C), até conseguir uma farinha ( que pode ser usada em substituição à farinha de aveia, farinha de trigo, etc)

Antes de tomar o leite, agite-o, para misturar os sedimentos que podem se depositar no fundo da garrafa.

Aqui, uma receitinha delícia da minha querida Mari Milanezi, para aproveitarmos a fibra do leite de amêndoas:



Falando em #paleo, aguardem que em breve teremos uma entrevista aqui no blog com a nutricionista Alice Dalpicolli Rodrigues,falando um pouquinho sobre a Dieta Paleo!
E no dia 07 de junho, acontece aqui em São Paulo um workshop sobre a Dieta Paleo, com a presença do Dr Souto, da nutri Alile, entre outros! Eu também estarei por lá!



Beijos e boa semana!

Dany


(fotos do preparo do leite, extraídas do site: www.dietaemagrece.com.br)

9 comentários:

  1. Acompanho o blog do Dr. Souto há um tempo. Preparada para mudar paradigmas, entre eles, o consumo de muita gordura (animal inclusive)? É uma das coisas que prega a dieta paleolítica. Bacana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!! Mente aberta pra aprender um pouquinho da Dieta Paleo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Gostei muito Dany, tenho problemas com o leite comum e o leite industrializado de amendoas é extremamente caro (R$ 26,00) por aqui...Na minha prx leva de amendoas, vou experimentar fazer as duas receitas! Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janinha!!
      Muito caro o industrializado, não vale a pena! Faça o caseiro, gastando muito menos, e ainda sobra a polpa pra fazer osbiscoitinhos!
      Beijoca!

      Excluir
  3. Oi Danny linda!! É a Ozana (Nana de Santos), lembra? Como deletei o face e insta, voltarei a acompanhar suas dicas por aqui. Já estava com saudades!!!! Amei saber mais sobre o leite de amêndoas. Beijos!!! s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana! Bem que percebi que você andava muito sumida!
      Saudades de vc, linda!
      Me conta depois se fizer o leite de amêndoas!
      Bjim

      Excluir
    2. Saudades tb, lindona! te aviso quando fizer...beijossss

      Excluir
    3. Saudades tb, lindona. Vou fazer e te aviso. Beijosss

      Excluir
  4. Dany gostaria de saber a validade deste leite,obrigada!

    ResponderExcluir