Dany Castro

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

IOGURTE GREGO CASEIRO ( FEITO A PARTIR DO IOGURE NATURAL CASEIRO!)

Oi Gentchy!

Há algum tempo venho fazendo meu iogurte natural caseiro, sempre que possível. Eu acho muito mais saboroso do que os que compramos, industrializados. Além de não conter corantes ou conservantes, né?

Esta semana fiz meu primeiRo iogurte grego caseiro, e ficou PERFEITO!






Vou ensinar aqui o passo a passo,primeiro da preparação do iogurte natural e depois do grego.



Você vai precisar de:

-1 litro de leite 
( eu usei o pasteurizado, tipo A, daqueles de garrafinha). Quis usar o leite integral para conseguir a consistência bem cremosa do iogurte grego, mas da próxima vez vou testar com semi desnatado, e depois com o desnatado)
- 1 pote de iogurte natural  OU 1 envelope de fermento lácteo
( usei aqui também o integral)








-Preparando o IOGURTE NATURAL CASEIRO:

-Coloque o leite numa vasilha e leve ao fogo para aquecer.

-Deixe aquecer até que comece a aparecer as primeiras bolhinhas na borda. NÃO DEIXE FERVER! Se você tiver um termômetro culinário, a temperatura a que deve chegar o leite é de 95ºC. Caso não tenha o termômetro, use o "dedômetro" mesmo! :) Um truque: você saberá qual a temperatura correta quando mergulhar o dedo no leite e suportar a temperatura por 10 segundos. Esta é a temperatura ideal.

-Desligue o fogo e misture ao leite o pote de iogurte natural ( ou o fermento lácteo) misturando cuidadosamente. Depois do preparo do seu primeiro iogurte, você pode usar um pote do seu próprio iogure caseiro para o preparo dos próximos!

-Despeje o iogurte num recipiente grande ( ou já em potinhos menores), envolva-os numa toalha ou cobertorzinho, para que eles fiquem numa temperatura adequada para que ocorra a fermentação láctea.

- Deixe descansando por 12 horas, num ambiente escurinho e fechado ( pode ser dentro do seu forno ou dentro do microondas, ambos desligados, claro!).

-Passado este tempo, você terá seu iogurte caseiro, sem aditivos, corantes ou conservantes!





Caso você queira preparar o IOGURTE GREGO CASEIRO, partiremos daqui.

Você vai precisar de um pano de algodão, devidamente fervido e esterilizado e um escorredor de macarrão ( ou escorredor de arroz ou até mesmo uma peneirinha). 

Coloque o pano sobre o escorredor, despeje o iogurte caseiro, leve à geladeira por no mínimo 5 horas e deixe drenar todo o líquido num recipiente.

Após este tempo, você terá seu iogurte grego! Veja que com 1 litro de leite, você não consegue mais do que 400g de iogurte grego. Isto porque ele perde muito do seu líquido, ficando numa consistência super cremosa. Ele é bem concentrado e muito saboroso.

O líquido drenado, nada mais é do que a proteína do soro do leite, a famosa WHEY PROTEIN!!!
Como assim ?? do iogurte eu faço WHEY, tchitchia???
SIM!!!
Ne pense em jogar fora esse líquido precioso!
Guarde para fazer pães, bolos,  e até para deixar de molho os grãos integrais ( farei um post sobre isso! No preparo de pães e bolos, use a mesma quantidade que usaria de LEITE na receita!
O meu eu guardei para fazer um bolo de milho, se der tempo farei hoje ainda!

O meu grego ficou MEGA consistente ( e rendeu muito pouco) acho que por 2 motivos:
-deixei drenando por umas 12 horas
-meu pano era MUITOOOO fininho, tanto que meu soro ficou meio branquinho.




Da próxima vez, usarei um pano com as fibras um pouco mais fechadas e deixarei drenar um pouco menos, pra ver qual será o rendimento.




Danio, da Danone.
Danya, da Tchitchia.

:)







Façam e me contem como ficou!!

Beijos,

Dany








4 comentários:

  1. Legal, vou fazer! Será que aqui onde eu moro dará certo? O clima aqui tá em torno de 7 graus, e acho que pra fermentar tem que ser numa temperatura mais alta, né? E esse whey dá pra tomar puro ou fica muito ruim? Abraço. Josi.

    ResponderExcluir
  2. Dany!!!!!!Aqui na minha city (pra variar), não tem esse leite de garrafa; tem de caixa e de saquinho (pasteurizado), qual seria o melhor pra fazer o iogurte caseiro????? Beijo....super sua fã....

    ResponderExcluir
  3. Dany, vc conhece o Kefir? O que vc acha?

    ResponderExcluir
  4. O Iogurte é faz parte da dieta Paleo? Eu tomo kefir e coalhada.

    ResponderExcluir