Dany Castro

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São Paulo, SP, Brazil
Mineira "apaulistada", Life e Personal Coach (certificada pela SBC) e Coach do SendoPaleo Coaching, juntamente com o Coach Teco Mendes. Mas o que é COACHING? Um Coach trabalha com mudança de comportamentos e metas. E antes de você saber se você precisa de um, dê uma chance à Paleo/ LCHF! Leia os livros, Blogs ( principalmente o sendopaleo.com)... talvez só esteja faltando isso! Mas se você precisa de um empurrãozinho, de alguém te auxilie nesta transição, conte comigo! CONTATO: coachdanycastro@sendopaleo.com Enjoy!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Minhas impresões sobre a Dieta Paleolítica!



Oi Gentchy!!!



(tchitchia "curly" com o brinquedinho novo!! hahaha)


Volteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!!
Estava de férias, descansando, mas minha cabeça não parou, voltei cheia de idéias!
Como disse no post anterior ( e pra quem me acompanha no Instagram, que consigo atualizar com mais frequência) eu aderi à Dieta Paleo/LCHF.

Na verdade a Paleo não é dieta mas sim um estilo de vida.


Disse que voltaria pra contar as minhas primeiras impressões, como foi o meu período de adaptação, as
dificuldades, as mudanças que percebi... e cá estou!

Saí da chamada "dieta saudável", cheia de grãos, alimentos integrais, leguminosas e frutas.
Hoje como carnes gordas ( e magras também..rs), peixes, frango com pele... como nata, creme de leite fresco, manteiga, bacon... como algumas frutas...tomo meu vinho de vez em quando...
Aproximadamente 70% da minha dieta hoje é composta por GORDURAS. Sim, e boa parte dessas gorduras, é a tão famigerada GORDURA SATURADA!

Clique AQUI e leia um ótimo post do blog do Dr Souto, falando sobre a "redenção" da gordura saturada, sua repercussão nas mídias mundiais.

Deixei de me alimentar a cada 3 horas. Como quando tenho fome.
Não peso mais os alimentos, tampouco fico contando calorias. Como até me sentir SACIADA.

Passei batido pela TPM ( onde meu maior problema era compulsão, um desejo desesperado por CHOCOLATE. Não quaquer doce, mas CHOCOLATE).


( Aí você deve estar dizendo: " a tchitchia tá batendo pino. CER-TE-ZA")


hahaha eu adoro esta foto!!
Tô batendo pino não gentchy... tô até mais inteligentchy. Acreditem!! 


Livros que foram fundamentais nesta minha escolha e que recomendo à todos os que se interessam por este assunto:
- Barriga de Trigo
- Dieta da Mente
- A Dieta dos Nossos Ancestrais
Recomendo que leiam nesta ordem. Em inglês existe uma infinidade de títulos, nos EUA já se fala e se pratica  a Paleo há alguns anos. Comprei também  o The Paleo Kitchen ( nos EUA tem em todo lugar, comprei no supermercado!). Confesso que este comprei porque fiquei encantada com as fotos, mas o livro é SENSACIONAL!!!



No blog do Dr Souto você vai tirar muitas das dúvidas que surgirão durante o seu percurso. Tudo com embasamento científico, referências dos artigos e estudos citados, etc.

Aos poucos você vai lendo e entendendo que o grande veneno, o grande vilão da era moderna, o que faz as doenças dispararem num ritmo alarmante  não é a GORDURA.

O grande vilão é o CARBOIDRATO. 




Algumas das doenças relacionadas ao consumo excessivo de carboidratos ( o Glúten é o "vilão mor" dessa historinha, acredite):

- Obesidade
-Síndrome Metabólica
-Hipertensão
-Diabetes
-Cardiopatias
-Neuropatias (Alzheimer, demência, etc)
-Ansiedade
-Depressão
-Compulsão
... e a lista não pára por aí não. TENSO.

Calma... não se desespere. Como venho dizendo há algum tempo, é preciso ABRIR A SUA MENTE... abra seu coração também ( porque ele também está envolvido nessa doideiras e nessa imensa quebra de paradigmas..rs)

Comecei a mudança há aproximadamente 2 meses. Não sou ainda totalmente Paleo. Vez ou outra ainda consumo algum alimento industrializado, não compro ainda carnes orgânicas, etc. Mas aos pouquinhos estou mergulhando no mundo Paleo, cada vez mais me alimentando com comida de verdade.

Tenho me mantido num consumo bem baixo de carboidratos ( sim, no início é preciso fazer a contagem de todos os carboidratos, até que possamos aprender qual a  a nossa faixa ideal), consumindo no máximo 50g/dia.

Tem um programinha bem legal, um aplicativo que você pode baixar no I-Phone ou mesmo no seu computador, o MyFitnessPal.
Ali, durante as primeiras semanas eu anotava tudo o que havia consumidoo,  e ele me dava a quantidade ingerida de carbos, proteínas e gorduras.

Tenho conseguido manter mais ou menos assim, minha ingestão diária:
-60 a 70% de gorduras
-20 a 30% de proteínas
- no máximo 10% de carboidratos

O programinha mostra estes dados, olha que legal:




As primeiras 3 semanas pra mim foram bem difíceis.

Uma coisa que raramente tenho e que neste período me incomodou: dor de cabeça.
Eu sentia uma letargia imensa, muito sono, não conseguia pensar direito, não conseguia às vezes concluir um raciocínio. Parecia que eu estava "emburrecendo", juro...rs... pra mim foi complicado porque eu faço muitas coisas ao mesmo tempo, dificilmente estou focada em apenas UMA atividade.
Minha cabeça não estava funcionando como eu gostaria.
Meu corpo IMPLORAVA por carboidratos. A cada dia que passava, essa necessidade ia diminuindo.
Eu tinha dias em que sentia MUITA fome, principalmente à noite. Comia gordura com proteína e continuava  com FOME.
Teve um dia em que liguei pro meu coach (Teco Mendes) à noite, chorando, porque queria comer 1 banana. E ele não deixou. Mas eu comi mesmo assim. Escondido. E ainda comi mais um montão de castanhas ( ele vai saber só agora, quando ler este post...hahaha).

Aliás, deixo aqui o link do blog dele:

http://sendopaleo.com/

Tenho certeza de que muita gente irá se identificar.
Comece lendo do início para o fim: vá até o post mais antigo e vá voltando.


E as 3 semanas se passaram... e a vontade de comer um carboidrato diminuindo.
E é tão, mas TÃAAAAAO bom quando passamos desta fase!

No início, ainda comia uma tapioquinha de manhã, ou uma panqueca de farinha de milho. Pra mim a parte mais difícil ( física e psicologicamente falando) era ficar sem o carbo no café da manhã. Eu que sempre comi meu pãozinho integral com queijo branco, uma frutinha. De repente não tinha mais nenhum carbinho? OMG!

Pois no primeiro dia em que fiquei sem o carbo,comi apenas ovos mexidos na manteiga com bacon, me senti VITORIOSA.
Porque comi feliz, e fui ter fome umas 5 ou 6 horas depois só!
De manhã, no meu trabalho, quase todos os dias fico numa área do Hospital com comida disponível, à vontade. Um buffet de café da manhã lotado de pães de todos os tipos,um bolinho diferente a cada dia, pães de queijo, suco de frutas. E eu sempre dava uma beliscadinha em alguma coiinha por ali, no meio da manhã.
Neste dia em que não comi carbo, não tive vontade de dar uma "beliscadinha".
Levei de casa meus ovinhos mexidos com bacon e comi FELIZ. E me SATISFIZ ( claro que todo mundo me olhou torto, a maioria médicos que ficam por ali e sempre me viam comendo paõ integral com queijo branco).
Meu chefe - que é obeso- toma café da manhã junto comigo.
Enquanto como meus ovinhos na manteiga, ele come pão francês com salame e várias frutas ( porque "fruta é saudável e não engorda") fica me dizendo que eu vou MORRER... JURO!! rsrs
Eu digo pra ele que  a missão da minha vida vai ser trazê-lo pra uma vida mais saudável e mais feliz.
( Sim, eu gosto de desafios).

Comecei então a restringir bastante os carbos. E dia após dia ia percebendo as mudanças:

A qualidade do meu  sono melhorou MUITO.
Voltei a pensar, a raciocinar ( só que melhor do que antes).
Minha pele melhorou.
Minhas unhas ( que há anos descamavam e eram MUITO fraquinhas) nunca estiveram tão duras e saudáveis.
Meu cabelo não cai mais tanto como antes.
TPM melhorou incrivelmente ( principalmente a vontade de comer chocolate)
Não me sinto mais tão inchada.
Não tenho nenhum desconforto gástrico ( já tive uma gastrite brava e na minha cabeça eu morreria de dor de estômago se não comesse a cada 3 horas).
Não tenho me preocupado com a balança. Meus parâmetros sao o espelho e as minhas roupas.Estou treinando muito pouco. ( confesso que andei praticamente parada durante alguns meses. Agora que voltei das férias é que estou tentando retomar)

PS: Nas pouquíssimas vezes em que dei uma derrapada e comi algo com glúten, me senti bem mal

Nas minhas férias ( fazia mais ou menos 4 semanas que eu havia começado a Paleo), consegui manter a dieta sem problemas. Comi muito bacon ( EUA=paraíso do bacon), muito ovo, carnes, peixes... Fiz muito bolinho de caneca ( vou deixar a receita no final do post), comi muitos morangos e berries com chantilly sem açúcar!! #paraíso





Já percebo mudanças no meu corpo. Já sinto que meu % de gordura começou a diminuir. E que mesmo sem treinar, minha perda de massa magra foi mínima...!!(lembrando que não quero perder peso, quero perder gordura e ser mais SAUDÁVEL).

Não tenho o hábito de me pesar, mas esta semana me pesei e a balança mostrou 47.5g.
No fim do ano, eu estava treinando bem, cheguei a 51 kg.
Meus musculinhos estão aqui, mesmo sem treino. Claro que perdi um pouco de massa, mas não pela dieta.
Tenho mantido a ingestão adequada de proteínas, controlado o carbo e o restante é suprido pela gordura!




Conclusões:

1-nunca me senti tão disposta ( continuo tomando meu remedinho pro hipotireoidismo), meu corpo já aprendeu que agora seu principal combustível é a GORDURA, e está trabalhando muito bem, obrigada. Em breve repetirei meus exames com meu top endocrino querido, Dr. Ronaldo Arkader. E conto pra vocês sobre os resultados.
2- já comecei a perder gordura, e minha massa magra tá aqui, não me abandonou.
3- é um caminho sem volta, acredite!! muito bom não ter compulsões, não ter obrigação de comer a cada 3 horas ( tem vários estudos mostrando que isso NÃO aumenta metabolismo coisa nenhuma e muito menos estimula o catabolismo), não ter que sair de casa com um monte de refeições, comer quando sente fome, sem se preocupar com a quantidade, mas apenas com a QUALIDADE, não ter TPM!!!




Meu Deus, este post já ficou imenso!! hahaha




Mas vou deixar ainda aqui pra vocês, a receita do Bolinho #Paleo, que peguei lá no blog do Dr Souto, e que faz a minha alegria!!






É isso aí gentchy!!

Espero que este post tenha ajudado a esclarecer um pouquinho mais sobre a dieta Paleo!

Logo mais estarei de volta, um super beijo,

Dany


17 comentários:

  1. Dany, muito esclarecedor seu post! Sou diabetica e usuaria de bomba de insulina ha anos.. Sempre tive bm controle, mas de um tempo para cá, minha glicemia tem ficado descontrolada e tenho tido muita hiperglicemia ( mesmo me alimentando da mesma forma " saudavel " ). Quando li sobre a paleo, morri de vontade de fazer e ver a reaçao na minha glicemia, mas quando tentei ingerir mais gorduras continuei tendo fome e comendo varias vezes ao dia e isso me desanimou! Pelo que vc flou isso é normal ne? Estou louca para insistir de novo!! Hahah obrigada

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  2. Muito legal vc clolocar suas impressões aqui sobre a dieta !! Te acompanho desde o início !! O mais legal disso tudo é vc mostrar que está aberta para as novidades !!! Sigo essa dieta desde o ano passado , tuas palavras são as minhas !! Bjocas linda
    Mirela P. M . Valle

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  3. Oi Dany, vc já esta dando consultoria online? Se sim, gostaria de saber todos os detalhes. Sou sua fã, bjao.

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  4. Ola Dany, gostaria de saber se vc ja está dando consultoria online?

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  5. Dany, adorei seu post!! Faz um pouco mais de um mês que eu também comecei a mergulhar nesse mundo e estou AMANDO. Levei um tempinho pesquisando e tentando digerir esse estilo de vida antes de colocar em prática, li de cabo a rabo o blog do Dr Souto e estou louca pra ler esses 3 livros que você mencionou. Todo o seu relato é muito parecido com a minha percepção de tudo isso até agora. E é extremamente LIBERTADOR deixar de comer de 3 em 3 horas, deixar de carregar marmita e ficar com aquela fome maluca, caso passe um pouquinho das 3 hrs. Tive exatamente as mesmas conclusões que você: melhorou minha disposição, queda de cabelo, unhas, não sinto mais sono pós almoço (as vezes nem almoço pq não dá fome nessa hora), nunca mais tive crises de hipoglicemia e simplesmente desapareceu a vontade maluca de comer chocolate (também era chocólatra). Agora, como quando tenho fome e normalmente isso se resume à duas ou três refeições por dia. Me sinto saciada e LIVRE daquele monstrinho da fome que aparecia a cada duas horas. Sempre tive uma alimentação considerada saudável e sempre mantive uma dieta certinha, regrada e de acordo com meus objetivos, porém nunca em nenhuma delas havia me sentido tão bem como me sinto agora. Só que é aquela coisa também, acham que sou louca e que vou morrer com essa "dieta", todos acham um absurdo não comer arroz com feijão por exemplo. hahaha Enfim Dany, parabéns pela mudança e principalmente por estar sempre com a mente aberta para absorver novos conceitos e quebrar paradigmas. Sensacional!! Beijos!

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  6. Oi Dani! Maravilhoso post! Li ele pensando em mim, quando vc fala "Eu sentia uma letargia imensa, muito sono, não conseguia pensar direito, não conseguia às vezes concluir um raciocínio". Estou exatamente assim. A diferença grande é que já tenho 3 anos enferrujada, e ontem voltei a malhar justamente por estar assim me sentindo super mal, sem falar do corpo. Sei que preciso buscar uma nutri, e queria uma TOP para ter um resultado mais rápido e legal! Vc conhece alguma em Salvador? Bj

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  7. Dany!!!!Você está mais maravilhosa do que nunca!!!!!Estou adorando essas suas novidades, crescimento profissional e descobertas; pena que não tem muita gente que trabalha com esta opção, eu mesma nunca tinha ouvido falar. Suas explicações são bem simples, mas esse tal do bacon e presunto é que pega (tenho alergia a eles.....sniff!!!), como poderia substitui-los????? Olha, to tentando tirar o pão integral do cardápio, mas tá difíciiilll!!!!!!!....rs. Mas a gordura da carne, essa to adorando e comendo sem culpa agora (aqui no MS tem muita picanha com aquela lasca de gordura...delícia!!!!! Venha conhecer um pouco do meu estado....). Sucesso sempre, te amo, fique com Deus...beijão

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  8. Adorei o post Dani!!! Principalmente quando fala "Eu sentia uma letargia imensa, muito sono, não conseguia pensar direito, não conseguia às vezes concluir um raciocínio" Estava parada há 3 anos e ontem voltei a malhar ontem depois de muito estar enferrujada. Sei que preciso de uma nutri, pq preciso melhorar minha alimentação e ter um resultado rápido. Vc conhece alguma TOP em Salvador? Bj

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  9. Uau tchitchia pare o mundo que eu quero descer?!?! Menina me interessei e muito pela dieta ou melhor pelo estilo de vida só em não ter TPM os boys agradecem kkkkk vou ler mais e ver se consigo me inteirar desse maneira de ver a relação com comida.
    Obrigada Dany você sempre uma super inspiração super generosa!!!
    beijos

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  10. Oi Dany, acho a dieta paleo muito interessante mas ainda tenho minhas dúvidas, então vou te acompanhando por aqui e gostaria que você continuasse publicando suas impressões e comentando como andam seus exames médicos com essas mudanças, também já tô lendo o blog do Teco e do Dr. Souto.
    Tenho minhas dúvidas porque há uns 3 anos atrás meu colesterol chegou a 220, eu não comia frituras ou carnes com gordura com frequência, aí o médico me mandou cortar o queijo e meu colesterol foi para 160, como faz tempo, não lembro se houve outros fatores que influenciaram.
    Também vejo muitos blogs que dizem que depois que recomendaram cortar ovos, bacon, manteiga e outros alimentos da dieta, a obesidade e as doenças relacionadas com ela aumentaram muito e na minha humilde opinião, o sedentarismo tem muito mais culpa do que a dieta, hoje em dia é muito fácil ser sedentário, tem gente que nem anda, vai de carro até na esquina. Como disse Bill Nye: Há algo de errado numa sociedade em que as pessoas dirigem o carro para ir até uma academia.
    Um beijão
    Angie

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  11. Sensacional! Aguardo ansiosa pelos próximos posts...

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  12. o blog do Dr Souto é MARAVILHOSO para quem quer realmente seguir a dieta. Lá é tudo fácil de entender.. otimo mesmo.
    Teu blog, Dani, sempre foi uma baita inspiração pra mim.. e continuará sendo, porque foi através do teu insta que comecei a levar a sério esse assunto da dieta paleo (que em outros blogs pareciam até absurdas).
    O engraçado é que a maioria das pessoas acham essa dieta absurda.. mas se enchem de porcarias industrializadas sem nem perceber o que estão ingerindo. é uma pena que o mundo seja tão preconceituoso e cabeça fechada. essa dieta é além de um estilo de vida, é pra se pensar no que estamos consumindo. independente de comer bacon ou pão, o que quer que seja que escolhermos pra comer, olhar o rótulo e ver a quantidade de lixo que ingerimos é para TODOS pensarem.. e nao só quem é adepto da paleo.

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  13. Oi dany!!! Me interessei muito por essa dieta, mas tenho receio, não pela dieta em si e sim pq não sei qual a quantidade certa a se comer e meu foco é ganhar massa muscular. Vc poderia me esclarecer sobre as quantidades que se deve comer, se dá mesmo pra ter ganho de massa comendo paleo, se na paleo também existe o pré e pós treino.
    Beijos

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  14. Oi. :) legal o post e interessante pra que as brasileiras Saibam disso. Essa dieta eh libertadora, a sigo ha 4 anos e meu bf % is 13%. Please have a look at dave asprey as well as dr d'agostino.

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  15. Oi Dani
    Você disse q manteve sua massa muscular e se quisesse aumentar? É o treino q falta para o aumento? Como saber se está ingerindo gordura suficiente para o aumento? Obrigada

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